Olá Amigo da Seringueira!
Alta internacional e queda no Dólar
Na semana a TSR20 teve forte alta chegando a bater 1,64 e terminando o período a 1,59 o kg do contrato front month em Cingapura.
O dólar por sua vez recuou um pouco terminando a semana cotado a 5,17
Esta combinação está levando a referência GEB 10 FEV MAR a R$9,64 alta de 2,33% frente aos atuais R$9,42 válidos agora para DEZ e JAN.
Destaque na semana para as chuvas no sul da Tailândia
A manchete foi: “Enchentes no sul da Tailândia impedem os agricultores de lucrar com a alta dos preços da borracha”.
A produção de borracha nas províncias de Pattlung, Songkla e Nakornsrithammarat, no sul da Tailândia, foi atingida por inundações.
Por outro lado, o surto de doença fúngica das folhas Colletotrichum obrigou os agricultores nas províncias de Phang-Nga e Trang (ambas no sul do país) a interromper a colheita.
A região é a mais importante produtora da Tailândia, o maior produtor mundial, respondendo por 35% da oferta global e por isso os mercados reagiram tão positivamente.
É parece que as intempéries climáticas não atrapalham a produção de borracha só no Brasil. Por aqui a semana trouxe um pouco mais de chuva e assim a produção de início de safra continua em ritmo de recuperação.
A maior demanda por parte a indústria pneumática está colocando as usinas brasileiras para competir pela matéria prima no campo que por sua vez está com pouca matéria prima, combinação explosiva que que está trazendo muitos aventureiros de volta ao mercado de borracha, é tomar cuidado com as propostas mirabolantes e desconfiar dos milagres.
Segue a safra!
Diogo Esperante, Diretor Executivo da APABOR para o Jornal Campo Aberto
Ouça a coluna