DESTAQUES DO DIA

Coluna de Diogo Esperante – Fechamento GEB – Marca histórica e Ciclo APABOR

Olá amigo da seringueira!

Depois de longo e tenebroso inverno retornamos com nossa coluna e exultantes em dar dia notícias: marca histórica para o GEB10 de Dez e Jan e conclusão do 12o Ciclo de palestras.

Na semana fechou-se o cálculo para o GEB10 que será válido para os meses de Dez e Jan próximos.

A média da TSR em Cingapura no bimestre de out e Nov fechou em 1,52 o kg do contrato front month.

Já o dólar no mesmo período fechou com média de 5,54.

Esta combinação levou o GEB 10 de Dez e Jan a R$9,42 18,6% de alta frente aos atuais R$7,94 válidos agora para os meses de out e Nov.

Vale destacar que está é a segunda maior marca histórica da referência ultrapassando os 9,29 do bimestre março e janeiro de 2011 e ficando apenas atrás dos 9,71 de abril e maio daquele mesmo ano.

A safra, porém, se inicia muito ridícula com forte seca, altas temperaturas e pouca produção.

Por hora seguimos com preço, mas sem produto. Tomara que os deuses da borracha mandem muita chuva nesse dezembro para logo nosso povo produtor possa se aproveitar dos preços mais remuneradores que são muito bem-vindos.

Destaque da semana para o Ciclo de Palestras da Apabor

Foram 3 dias intensos com 24 painéis e palestras, 48 palestrantes dentre os maiores especialistas da borracha natural do Brasil e do mundo!

Um ciclo totalmente digital levado a uma audiência espalhada por mais de 10 países por meio de uma plataforma exclusiva!

Mais uma vez quebramos recordes! Primeiro evento da borracha nacional totalmente digital: recorde de palestras, palestrantes, abrangência de participantes. Foram mais de 300 pessoas conectadas em todos os estados brasileiros produtores de borracha, participações internacionais das principais entidades mundiais do setor (IRRDB, ANRPC e IRSG).

Destaque para a palestra de Jom Jacob Anrpc que enquanto previu uma queda de 1.06 milhão de quilos na demanda mundial para este ano também destacou perda de cerca de 1,28 milhões de quilos na produção sobretudo devido à queda na produtividade dos principais países produtores. Segundo Jom isso junto com o maior flick de capital especulativo nas bolsas de futuro deve dar suporte aos preços atuais ao longo do ano de 2021.

Vou orando ao ciclo, a Apabor inovou também com a parceria com a SLTC trazendo um salão exclusivo sobre as questões relacionadas a borracha latino-americana.

Mais um ciclo e mais um divisor de águas!

A falta do presencial não foi impedimento para crescermos em números e em qualidade!  25 empresas patrocinadoras, recorde em faturamento de eventos virtuais do setor!

Obrigado a todos que acreditaram nesse sonho! Obrigado a toda equipe organizadora! Agratto, Carol Soler, Estúdio Foco Som, nossas secretarias Lúcia e Veronica e finalmente ao nosso grande presidente Fábio Magrini, um líder presente atento e o grande responsável por mais esse novo sucesso da Apabor!

Seguimos certos de termos cumprido nosso dever em levar informação de qualidade ao setor e erguendo a barra de profissionalismo e exigência! Todo material e vídeos das palestras estarão agora disponíveis em nossa nova plataforma digital perpetuando daqui por diante todo aprendizado promovido!

A partir de amanhã começamos a organizar o Ciclo 2022 que se Deus quiser será em outra condição quando poderemos nos encontrar presencialmente para dar continuidade a está nossa missão, agora com emprego de toda tecnologia e ferramentas digitais que aprendemos a usar!

Obrigado a todos e segue o jogo!

Diogo Esperante, Diretor Executivo da APABOR para o Jornal Campo Aberto

Ouça a coluna

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Coluna de Diogo Esperante – Fechamento GEB – Marca histórica e Ciclo APABOR

error: Conteúdo protegido!