O 12º Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura Paulista, promovido pela Apabor, vai abordar, em uma de suas salas, a produção de mudas no mundo. Quem falará sobre o assunto é o Pesquisador Científico VI do Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais do Instituto Agronômico, Erivaldo Scaloppi. Na palestra, serão abordados os principais avanços alcançados e os desafios a serem superados do ponto de vista técnico/científico.
Atualmente, no Estado de São Paulo, mudas de seringueira são produzidas em bancadas suspensas com o uso de substrato. “Trata-se de um sistema de produção recente na cultura da seringueira, em que protocolos experimentais estão sendo desenvolvidos pelo Instituto Agronômico – IAC e demais instituições”, comenta Scaloppi. Segundo o pesquisador, a qualidade genética e sanitária das mudas é essencial para o estabelecimento de novos empreendimentos heveícolas. “Basicamente, o sistema de produção de mudas em bancadas suspensas, carece de protocolos experimentais em vários temas que necessitam serem desenvolvidos para que a produção de mudas seja eficiente e atrativa”, explica.
O tema fará parte do evento no dia 26 de novembro, às 8h30, na Sala 1. Com grandes palestrantes internacionais e de renome na grade de programação, o Ciclo de Palestras acontece de 25 a 27 de novembro e será 100% online, mas com formato híbrido: alguns dos palestrantes estarão presentes no local do evento, mas a transmissão será feita de forma virtual para os inscritos. Os convites podem ser adquiridos pelo site: www.apabor.org.br/ciclo2020.
Fonte: Assessoria