DESTAQUES DO DIA

Dados da 2ª semana de agosto apontam que exportação de frango caminha em ritmo mais lento

À primeira vista, na segunda semana de agosto (9 a 15, cinco dias úteis) as exportações de carne de frango in natura sofreram forte refluxo em relação à semana inicial do mês, pois o volume exportado retrocedeu quase à metade.

Assim, enquanto na abertura do mês a SECEX/ME sinalizou embarques de 117.390 toneladas, na semana que passou eles ficaram limitados a 63.642 toneladas, uma queda de, praticamente, 46% de uma semana para outra. Com isso, o acumulado no mês (10 de 21 dias úteis) ficou em pouco mais de 181 mil toneladas – média diária de 18.103 toneladas, volume 23% e 19% superior aos registrados no mês anterior e no mesmo mês do ano passado.

A realidade, porém, é que os embarques até agora efetivados correspondem mais de perto ao efetivo mercado importador, apenas caminhando em ritmo mais lento que os inicialmente apontados. Porque, na primeira semana do mês, os números foram artificialmente engordados por restos não contabilizados de julho passado.

Apesar, no entanto, de uma melhor adequação, a média diária ora aplicável aos primeiros dez dias úteis do mês ainda projeta resultado difícil de ser atingido, pois sinaliza embarque superior a 380 mil toneladas, resultado quase 15% superior à média dos sete primeiros meses do ano.

Assim, o mais lógico para os 11 dias úteis desta segunda quinzena de agosto é contar com embarques próximos aos registrados na semana passada, ou seja, algo em torno das 13 mil toneladas diárias, resultado que propiciaria, para a totalidade do mês, embarques da ordem de 325 mil toneladas.

Fonte: AviSite

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Dados da 2ª semana de agosto apontam que exportação de frango caminha em ritmo mais lento

error: Conteúdo protegido!