Com auxílio de tecnologias, manejo eficiente do canavial melhora produtividade

Como novos sistemas e soluções de sensoriamento remoto podem auxiliar no dia a dia da lavoura, melhorando a qualidade da plantação e gerando retornos financeiros

ma das maiores preocupações do produtor de cana-de-açúcar é com a produtividade da plantação. É ela quem determina se os investimentos compensaram e gerarão lucros, assim como se os produtos terão a qualidade e a quantidade desejadas.

A questão da produtividade é especial quando se analisa os custos de produção da cana, do açúcar e do etanol. De acordo com uma pesquisa feita anualmente pelo Instituto de Pesquisa e Educação Continuada em Economia e Gestão (Pecege), as despesas com as partes agrícola e industrial de uma usina não são baixas e dependem de diversos fatores.

Em 2019/20, por exemplo, foi constatado um gasto de R$ 102,16 por tonelada de cana, o que equivale a R$ 7.870,20 por hectare plantado. Mesmo que este valor esteja abaixo do observado na safra anterior, ele significa um investimento importante para os produtores que, no geral, procuram diversas formas de reduzi-lo. E a diminuição dos custos relativos pode ser feita com cortes de gastos – potencialmente prejudiciais para o futuro do canavial – ou com uma maior produtividade.

“Este é o desafio permanente para usinas e produtores independentes”, afirma o consultor de negócios sênior da empresa suíça Gamaya no Brasil, Silvio Santos. Não desassociado a isso, está o objetivo das companhias em gerar lucro, afinal, “são empresas”. “A produtividade representa mais receita e o lucro tem que combinar com a redução das despesas”, diz.

Porém a questão é: como aumentar a produtividade e reduzir despesas? As possibilidades disponíveis hoje no setor são diversas. Além da escolha das variedades mais novas ou até mesmo geneticamente modificadas, que eliminam pragas, por exemplo, pode ter um efeito positivo, o uso de tecnologias digitais em todas as etapas do manejo do canavial tem se mostrado um aliado cada vez mais crucial na busca pela maior produtividade e pela redução de custos.

“As tecnologias digitais são especialmente eficientes no controle do uso de químicos”, afirma Santos.

Especializada na utilização de tecnologias avançadas como imagens hiperespectrais, inteligência artificial e machine learning para o desenvolvimento de sistemas de monitoramento remoto para a agricultura, a Gamaya lançou recentemente, no Brasil, o Canefit, um conjunto de soluções voltadas para o canavial. A proposta da empresa é facilitar a vida do produtor, o que pode ter reflexos nos gastos com a produção da cana-de-açúcar.

Leia a matéria completa AQUI

Fonte: novaCana.com

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Com auxílio de tecnologias, manejo eficiente do canavial melhora produtividade

error: Conteúdo protegido!