DESTAQUES DO DIA

Economista recomenda permitir setor privado produzir frango em Cuba para eliminar a escassez

O cubano Pedro Monreal, PhD em Economia , recomendou ao governo de Cuba permitir que o setor privado produzisse frango, para eliminar a escassez de ovos e carne, que em grande parte é importada dos Estados Unidos.

Monreal lembrou que no mês anterior, a imprensa estatal noticiou a produção de “1.098 toneladas de carne de frango”, até meados de maio deste ano.

O especialista comparou esses números no Twitter com os produzidos por uma única empresa, o Jamaica Broilers Group (JBG), que, no país vizinho do Caribe, “produz entre 2.500 e 3.000 toneladas semanalmente”.

“Fornece aproximadamente 35% do suprimento de frango na Jamaica. Ele trabalha com um esquema de integração vertical de contratos que inclui milhares de produtores. Sua planta de processamento sacrifica 12 mil aves por hora”, explicou Monreal.

Além disso, ele ilustrou sua proposta para Cuba com o exemplo de outra empresa jamaicana: a ” Caribbean Broilers , agora faz um investimento de US $ 115 milhões que inclui uma planta – The Nest – a ser inaugurada em 2021, que processará diariamente 100.000 frangos fornecidos por milhares de produtores contratados ”.

Pedro Monreal escreveu em um tópico no Twitter que “foi relatado que em Cuba a carne de frango é tentada principalmente por grandes empresas em associação com capital estrangeiro , mas poderia o uso de um esquema de integração vertical ser uma alternativa mais adequada?” de contratos privados ? ”.

O prestigioso professor e economista explica que, embora “tenham sido divulgados em Cuba, também incluem contratos com produtores privados, (…) parece representar um componente secundário do programa” anunciado em 2019.

” O que estava sendo feito agora não está funcionando ” , é a firme conclusão do especialista.

Pedro Monreal propõe dissolver o ineficiente sistema estadual da Organização Superior de Gestão Empresarial , especificamente o que trata da pecuária da ilha “, e criar várias empresas estatais de produção de carne de frango, com milhares de fornecedores privados, usando crédito financiado com uma realocação de fundos que outras atividades têm hoje ”.

O Dr. Monreal já havia revelado que os Estados Unidos são o maior exportador de carne de frango para Cuba . As toneladas desses alimentos vendidos pelos EUA A ilha registrou um aumento em abril de 2020 em relação a março, embora o valor em dólar dessas exportações tenha diminuído.

“Cuba conseguiu tirar proveito da recente redução no preço por quilograma de frango americano”, publicou Monreal na rede social Twitter.

A análise dos dados contradiz a versão do regime cubano que, para justificar a escassez de alimentos na ilha,  culpa totalmente os Estados Unidos e o “bloqueio econômico [embargo] ao povo cubano ” , enquanto varre o lixo do gestão própria, o que  limita as iniciativas de seus cidadãos . Você vai ouvir essa sugestão para capacitar produtores privados?

Fonte: Avicultura Industrial

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Economista recomenda permitir setor privado produzir frango em Cuba para eliminar a escassez

error: Conteúdo protegido!