DESTAQUES DO DIA

JBS Aves em Passo Fundo é interditada após casos de coronavírus; empresa fecha mais uma planta nos EUA

O frigorífico da JBS Aves em Passo Fundo (RS) foi interditado na sexta-feira (24) após fiscalização por auditores fiscais e confirmação de 20 casos de coronavírus entre funcionários da unidade, informou o Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio Grande do Sul.

Além dos 20 empregados da unidade com confirmação de coronavírus até sexta-feira (24), havia suspeita de contaminação para outros 15 empregados, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde do estado citadas pelo MPT em comunicado.

Após instaurar um inquérito civil no último dia 20 de março, o MPT verificou em investigação que a empresa não estava adotando “medidas preventivas adequadas e procedimentos de vigilância ativa” para proteger trabalhadores contra o contágio da doença.

A JBS afastou 117 trabalhadores com suspeita da doença entre os dias 11 e 22 de abril, segundo o MPT, que ajuizou uma ação civil pública contra a empresa em 18 de abril.

A JBS disse em nota na sexta-feira (24) que refuta informações do auto de infração o qual, segundo a empresa, extrapola o protocolo da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia.

A processadora de carnes disse que está confiante na segurança das medidas adotadas para prevenir o contágio da covid-19 e proteger seus colaboradores e que respeita todas as orientações da Secretaria do Trabalho para o setor frigorífico.

“A empresa segue pautada por esse princípio e confia que as atividades em Passo Fundo serão retomadas brevemente”, disse a JBS.

O surto de covid-19 na unidade de Passo Fundo é o primeiro caso divulgado em uma planta frigorífica da JBS no Brasil. A empresa já tinha anunciado suspensão de atividades em unidades nos Estados Unidos que se tornaram focos da doença.

Mais uma planta fecha nos EUA

No domingo (26), a JBS USA informou que suspendeu temporariamente as atividades em sua planta de carne bovina em Green Bay, no estado norte-americano de Wisconsin.

“Diante da contínua disseminação do coronavírus na nossa comunidade e entre nossos trabalhadores, decidimos fechar voluntariamente nossa unidade em Green Bay num esforço para achatar a curva de infecções no condado de Brown”, disse o presidente da JBS USA Regional Beef, Shannon Grassi, em comunicado.

A empresa não informou quantos funcionários da unidade foram contaminados, mas disse que o fechamento tem como objetivo reduzir a velocidade de disseminação da doença na comunidade.

A planta em Green Bay é a quarta unidade da JBS nos EUA a ser fechada temporariamente após casos confirmados de coronavírus entre os funcionários. Duas das unidades fechadas já foram reabertas e a planta de carne suína em Worthington, no estado de Minnesota, permanece fechada.

A unidade de Green Bay emprega 1.200 pessoas. A JBS USA disse que continuará pagando os funcionários durante o período em que a planta permanecer fechada.

Por Anna Flávia Rochas

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

JBS Aves em Passo Fundo é interditada após casos de coronavírus; empresa fecha mais uma planta nos EUA

error: Conteúdo protegido!