A quase paralisação do mercado de frangos vivos fez com que ontem (31) o produto sofresse nova e consecutiva baixa de preço. Assim, após uma queda de 15 centavos na segunda-feira (30), o produto perdeu outros 10 centavos, sendo comercializado por R$3,00/kg, condição que se aplica ao interior paulista e a Minas Gerais.
Como há um mês e há um ano as duas praças operavam com a mesma cotação, as perdas acumuladas ultrapassam os 9% em um mês e ficam próximas de 12% em um ano. Mas como Minas Gerais iniciou 2020 em condições bem melhores que o interior de São Paulo, sua perda em relação à abertura do ano ultrapassa os 14%, enquanto em São Paulo fica pouco acima dos 6%.
A cotação ora registrada – que permanece apenas como referencial, pois os poucos negócios efetivados no mercado “spot” continuam sujeitos a descontos – atinge o menor nível em mais de 12 meses. Nominalmente, faz com que o valor ora referenciado retroceda ao que vigorou entre fevereiro e primeiros dias de março de 2019, última vez (até agora) em que o frango vivo foi negociado por R$3,00/kg.
Fonte: AviSite