Prevê-se que os preços da borracha natural (BN) em fevereiro de 2020 sejam determinados pelos quatro fatores a seguir:
(1) Prevê-se que a economia da China seja interrompida pelo menos no primeiro trimestre de 2020 devido ao surto de coronavírus. A interrupção na economia da China pode afetar gravemente a economia global, devido a quatro razões:
Sendo a segunda maior economia do mundo, a China é um dos principais impulsionadores do crescimento econômico global.
Sendo o maior país de origem do turismo internacional, a China é o maior contribuinte dos gastos do turismo no exterior, especialmente na Ásia.
A China é o segundo maior importador mundial de commodities, como petróleo bruto, minério de ferro, soja, borracha natural e o maior importador de peças eletrônicas, como circuitos integrados.
Sendo a China o maior exportador mundial, muitos países dependem da China para obter os materiais e peças necessários para sua fabricação.
Os sentimentos no mercado de Borracha Natural durante fevereiro de 2020 provavelmente será dominado pelas más perspectivas de demanda decorrentes da perturbação econômica prevista na China, bem como pelo impacto econômico no resto do mundo, particularmente na Ásia.
(2) Embora se espere que a produção global de borracha natural permaneça baixa em fevereiro (devido à coincidir com a entressafra de inverno), é improvável que a baixa produção se traduza em uma escassez no mercado devido à baixa demanda prevista pela indústria. A atual situação de oferta e demanda não suporta uma recuperação acentuada dos preços em fevereiro. Como os preços caíram cerca de 15% em apenas 15 dias desde meados de janeiro, eles têm espaço para sofrer uma correção. Porém, é provável que o ritmo de recuperação seja lento e hesitante em fevereiro, em vista da fraca demanda prevista durante o mês.
(3) O Banco Popular da China, em 3 de fevereiro, injetou grandes quantias de dinheiro no sistema financeiro para fortalecer a confiança e reduzir as principais taxas de juros do mercado monetário. A China planeja cortar impostos e taxas.
Em uma medida para melhorar o relacionamento comercial com os EUA, a China cortará direitos de retaliação sobre determinados EUA. bens em 50% a partir de 14 de fevereiro (esses cortes aplicam-se a cerca de US $ 75 bilhões em importações dos EUA que foram atingidas com tarifas retaliatórias em 1º de setembro de 2019). Embora essas medidas possam ajudar a criar confiança nos negócios, os resultados devem ser visíveis somente após o primeiro trimestre.
(4) É improvável que a borracha natural obtenha o apoio do dólar, petróleo bruto ou as moedas dos países exportadores de NR em fevereiro. Nos EUA em 6 de fevereiro, houve uma recuperação no setor manufatureiro e uma queda adicional no desemprego para uma baixa de nove meses e um aumento na produtividade dos trabalhadores. Essas observações aumentaram a atratividade do dólar. Um dólar mais forte não dá suporte para os preços das commodities asiáticas, incluindo a Borracha Natural.
Em resumo, as conseqüências econômicas globais previstas no primeiro trimestre (janeiro a março), particularmente na Ásia, provavelmente diminuirão as perspectivas da Borracha Natural em fevereiro. Como os preços da Borracha Natural caíram cerca de 15% desde meados de janeiro, em grande parte em resposta às preocupações com o surto de coronavírus, eles têm espaço suficiente para uma correção. No entanto, é provável que a recuperação seja lenta e hesitante, tendo em vista as fracas perspectivas de demanda.
Jom Jacob (ANRPC)
Tradução Livre Diogo Esperante