Olá amigos da seringueira,
Rally da TSR20 ganha fôlego na primeira semana do ano e dólar avança com escalada da tensão internacional
Nesta semana a TSR20 ganhou novo fôlego com boas perspectivas para o consumo chines e testou as alturas a 1,49 terminando a semana a 1,48 o contrato front month na Bolsa de Futuros de Singapura.
O dólar por aqui também se apreciou com o aumento das tensões entre EUA e Irã e uma redução no apetite de risco do investidor.
Esta combinação esta levando a projeção da referência GEB-10 FEV e MAR a R$6,73 10,12% de alta frente aos atuais R$6,12 válidos agora para DEZ e JAN.
Na semana a expectativa de um maior consumo chinês com a assinatura da 1a fase do acordo comercial entre China e EUA deu novo fôlego ao rally que já se extende desde a segunda quinzena de dezembro.
Apesar de leve recúo durante o Natal e de novo na noite em que o Irã atacou bases americanas no Iraque, a TSR20 segue forte.
Como estamos a 15 dias do fechamento, a tendência de alta da Referência já é certa e muitos produtores já estão fazendo as contas para entregar a produção desta segunda quinzena apenas após a virada.
De olho na alta, muitas usinas tem oferecido aumentos antecipados a fornecedores buscando criar uma maior atratividade para os volumes que contudo, continuam em baixa aqui no Brasil, com um início de safra lento devido a demora da chuva no final do ano passado.
Com as produções aumentando e o preço também, se o produtor não tem muito o que comemorar, pode ao menos contar com uma remuneração mais atrativa para este início de safra.
Diogo Esperante
Diretor Executivo da Apabor
para o jornal Campo Aberto
Ouça a coluna