Com 14 usinas, Mato Grosso é o 2º maior produtor de biodiesel do país

Mato Grosso é o segundo maior produtor de biodiesel do país e tem 14 usinas instaladas. Em 2018, foram comercializados mais de R$ 5 bilhões de litros de biodiesel no estado. Assim como outros biocombustíveis, o biodiesel usa fontes renováveis de energia. A soja é uma das principais matérias-primas para produção do biodiesel.

De acordo com Daniel Latorraca, economista do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), com o fomento do biodiesel, a agroindústria fica estimulada e por consequência da produção de soja.

Os especialistas e produtores de combustíveis dizem que a expectativa do setor é de que, a partir deste mês, a mistura do biodiesel no diesel aumente de 10% para 11%. Esse percentual deve chegar a 15% até 2023.

No Brasil, a comercialização de biodiesel é feita por meio de leilões públicos organizados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). No total, são 51 usinas produtoras. Uma delas fica em Sorriso, a 420 km da capital. Em Mato Grosso, são produzidos 290 mil litros de biodiesel por dia.

Leia a íntegra no site do Cenário MT.

Fonte: Cenário MT

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Com 14 usinas, Mato Grosso é o 2º maior produtor de biodiesel do país

error: Conteúdo protegido!