Carnes Validadas: uma nova ferramenta tecnológica que promete revolucionar setor de carnes

De acordo com uma pesquisa recente da multinacional Deloitte, 51% dos consumidores hoje em dia apreciam fatores como segurança, inocuidade e qualidade das carnes. Por outro lado, 49% dos consumidores priorizam valores tradicionais de preço, sabor e conveniência.

Para cumprir com essas preferências, as empresas de proteína animal devem implementar a rastreabilidade corretamente em suas plantas de processamento, o que fornece transparência e confiança ao longo de suas operações diárias.

Os especialistas argentinos Diego Heinrich e Nicolás Balestrini reconheceram essa situação e, por este motivo, desenvolveram a Carnes Validadas, uma ferramenta tecnológica que fortalece a rastreabilidade da carne bovina desde a cria animal até o consumo.

“Decidimos criar esse negócio porque reconhecemos a necessidade do setor da carne da América Latina de melhorar substancialmente sua rastreabilidade”, disse Heinrich em entrevista exclusiva à CarneTec.

A Carnes Validadas é uma empresa start-up que debutou em maio deste ano e que escolheu a KOIBANX, criadora de empresas Blockchain, como sua desenvolvedora de tecnologia.

Hoje, tem uma equipe operativa formada por dez especialistas multidisciplinares.

Essa iniciativa, que conta com recursos da Seeds Investors, funciona com base na identificação individual do animal e tecnologia Blockchain. “É uma solução integral que transforma processos produtivos, transacionais e documentais em cadeias de blocos virtuais”, acrescentou.

Os blocos consistem em uma rede de computadores que registra os movimentos do animal, incluindo vacinação, pesagem, horário e local de alimentação, comercialização e/ou transporte. Essa operação cria um histórico completo e correto da atividade de cada animal, o que Heinrich categorizou como “inovação e desenvolvimento tecnológico que permite a melhoria da gestão”.

Ao mesmo tempo, os usuários podem adicionar novas informações sobre os animais e atualizar o histórico em tempo real pela rede. “Cada cabeça de gado tem um registro documentado permanente”, disse.

Assim, a Carnes Validadas irá integrar toda a informação gerada em abatedouros e plantas de processamento de uma forma mais automatizada.

Heinrich explicou que, por meio dessa ferramenta, as plantas frigoríficas de carnes poderão agregar valor à sua cadeia produtiva e obter mais benefícios. Entre eles, está o atendimento da satisfação do consumidor em relação às suas exigências por rastreabilidade.

“Eles poderão atender às crescentes preferências dos consumidores de carne ao redor do mundo”, enfatizou, mencionando que haverá maior eficiência nos controles, nos registros e no compartilhamento correto de informações com esses consumidores.

Essa operação resulta em um código QR inserido na embalagem de carne em um supermercado ou açougue ou até mesmo em um cardápio de restaurante, que os consumidores poderão escanear. Eles verão o que Heinrich classificou como “o currículo da carne” que estarão consumindo naquele momento.

Segundo o especialista argentino, os consumidores saberão quem, onde e como foi todo o processo de produção de proteína animal. “É um canal de comunicação onde os consumidores obtêm as informações que eles exigem”, disse Heinrich.

Portanto, o produtor receberá feedback do mercado e poderá alinhar sua produção com as demandas do consumidor final.

“Nossa visão é desenvolver uma rede de criação de valor na cadeia da carne na América Latina que será integrada por empresas de diferentes elos, onde cada uma contribuirá”, concluiu Heinrich.

Heinrich e Balestrini preveem que a iniciativa será inaugurada em dezembro deste ano em plantas de processamento de carnes na Argentina, que têm a União Europeia entre seus mercados de exportação.

Para mais informações, visite: https://carnesvalidadas.com/index-portugues.php

Qualquer pergunta ou dúvida, entre em contato com os fundadores da Carnes Validadas: diegoheinrich@carnesvalidadas.com e nicolasbalestrini@carnesvalidadas.com

Equipe da Carnes Validadas

 

Por Andre Sulluchuco

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Carnes Validadas: uma nova ferramenta tecnológica que promete revolucionar setor de carnes

error: Conteúdo protegido!