A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, disse que propôs ao Japão a abertura do mercado para as carnes bovina e suína produzidas em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Rondônia, informou o ministério em nota nesta semana.
O Japão importa carne de países livres de aftosa sem vacinação e apenas o estado de Santa Catarina tem esta condição no Brasil.
“Eu propus a ele (ministro da Agricultura japonês) um bloco de estados e as tratativas estão sendo discutidas para a gente poder atingir este objetivo. Estamos avançando e espero que ano que vem a gente tenha já uma missão (japonesa) vindo aqui para ver esses estados, com exceção de Santa Catarina, que não necessita de visitas técnicas”, disse Tereza Cristina em nota publicada pelo Mapa.
A ministra disse ainda que o Japão tem muito interesse em uma cooperação entre universidades japonesas e brasileiras e a Embrapa na área de segurança alimentar.
Tereza Cristina se reuniu com o ministro japonês da Agricultura, Floresta e Pesca, Takamori Yoshikawa, em maio, durante missão brasileira à Ásia.
Na segunda-feira (26), os dois se encontraram novamente durante o evento 4º Diálogo Brasil-Japão, na Fiesp, quando a ministra defendeu a ampliação do comércio entre os dois países.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil