Laos deverá aprovar requisitos propostos pelo Brasil para a exportação de bovinos vivos e carne de aves ao país após encontro entre representantes dos dois governos na semana passada, segundo expectativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“Deverão ser igualmente aprovados por Laos, em breve, os requisitos zoossanitários propostos pelo Brasil para a exportação de sêmen e embriões bovinos e os requisitos sanitários para carne de suínos e bovinos”, disse o Mapa em nota.
Uma visita da equipe técnica de veterinários do Laos para conhecer o sistema de inspeção de carnes brasileiro foi acertada após reunião entre representantes dos dois países em Vientiane, no Laos.
“Para o Brasil, o acesso ao mercado laociano representa boa oportunidade para se estabelecer em um país cuja economia cresce cerca de 7% ao ano e com grande potencial de aumento no consumo de proteínas animais”, disse o secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Flávio Bettarello, em nota.
O Laos tem uma população de 6,9 milhões de habitantes, segundo informações do Banco Mundial.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil