Mais uma usina de cana-de-açúcar entra em recuperação judicial

Com mais esse pedido de RJ, agora o Brasil soma, segundo dados da RPA Consultoria, 81 usinas nessa situação, sendo 51 operando e 30 paradas 

 

Redação RPAnews – A Londra Açúcar e Álcool protocolou um pedido de RJ (Recuperação Judicial) junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo. De acordo com a informação, obtida com exclusividade pela equipe da RPAnews, o pedido foi protocolado no último dia 6 de maio. Com mais esse pedido de RJ, agora o Brasil soma, segundo dados da RPA Consultoria, 81 usinas nessa situação, sendo 51 operando e 30 paradas.

Disponível no site do Tribunal de Justiça de São Paulo, o documento da RJ foi formulado pela Londra Açúcar e Álcool, Agro Valler Ltda e pelas partes da família Valler, que constituem o Grupo Econômico da empresa.

Tentativa frustrada de reinvenção

A usina foi criada em 1967, em Itaí, SP, como Aguardente Londra, mas acabou sendo, posteriormente, renomeada, ganhando o nome de Destilaria Londra. No início, as atividades se concentravam na fabricação e comércio de aguardente de cana.

Com o passar dos anos, várias reestruturações foram realizadas e a unidade passou a produzir açúcar, alterando seu nome para Londra Açúcar e Álcool Ltda.

Em 2005, a empresa iniciou uma reorganização societária, promovendo o ingresso de executivos de mercado para a gestão.  A iniciativa perdurou até 2017, quando o controle total voltou para a família Valler.

De acordo com dados do processo, o grupo, desde o início da crise que atingiu o setor em meados de 2007, tenta, de todas as formas, superar e se reinventar a cada dia.

Geração de emprego e localização estratégica 

A usina, localizada na cidade de Itaí, São Paulo, conta com 785 funcionários em atividade. A cidade é considerada estratégica para os requerentes dada a facilidade de escoamento para o principal centro de distribuição de combustível (Paulínia, SP) e para exportação, por conta da proximidade dos portos de Santos e de Paranaguá.

A cana-de-açúcar utilizada no processo industrial é 90% adquirida da Agro Valler, uma sociedade limitada com atividade exclusiva de exploração da atividade agrícola da cana-de-açúcar em área própria, arrendada, e em regime de parceria e aquisição de cana de fornecedores. A produção da Agro Valler é 100% direcionada à Usina Londra.

Um dos principais credores da Londra é o Banco BTG PACTUAL, cujo crédito é de R$ 11.271.394,44. Até o fechamento da reportagem a RPAnews tentou entrar em contato com representantes da Londra, a fim de mais informações. No entanto, não obtivemos retorno.

 

Fonte: revistarpanews.com.br

 

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Mais uma usina de cana-de-açúcar entra em recuperação judicial

error: Conteúdo protegido!