Representantes de 70 municípios participaram de debate e treinamento
Rio Preto sediou nesta terça-feira, dia 9, a 2ª Oficina Preparatória para a Operação Estiagem que contou com participantes de 70 municípios da região. O evento, coordenado pela Casa Civil do Estado, tem o objetivo de preparar os brigadistas e integrantes da Defesa Civil dos municípios para enfrentar o período de escassez de chuva – entre maio e outubro.
No período da manhã, os interlocutores dos municípios participaram do encontro realizado no centro de Eventos da Acirp, na avenida Bady Bassitt, onde foram discutidas e apresentadas as políticas do estado para os municípios e a estratégia estadual para o combate a incêndios florestais, assim como as técnicas de prevenção.
O prefeito Edinho Araújo e o coordenador da Defesa Civil de Rio Preto, Carlos Lamin, participaram do evento apresentado as medidas adotadas pelo município como a criação de um corpo de voluntários e o trabalho do Comitê Gestor Municipal para Prevenção e Combate a Queimadas e Incêndios.
Aulas práticas
No período da tarde, pelo menos 400 brigadistas dos municípios representados no encontro participaram de treinamento prático sobre combate ao fogo na unidade do Corpo de Bombeiros no Aeroporto de Rio Preto.
Além de instrução teórica sobre origem e propagação das chamas, os alunos puderam aprender a confeccionar abafadores, usar adequadamente os equipamentos de proteção individual e manusear mangueiras e bombas costais de combate ao fogo.
“São conhecimentos que eles adquirem aqui e replicam em seus municípios para que essas equipes se multipliquem e exista sempre mão de obra treinada quando houver necessidade”, destacou o Primeiro Tenente Victor Fogolin, que é o adjunto regional de Proteção e defesa Civil da corporação.
Os municípios que participaram de todas as etapas do treinamento com pelo menos quatro brigadistas pontuaram para o programa Município Verde e Azul e receberam do Governo do Estado um kit básico com equipamentos de proteção individual (máscara, óculos e uniforme corta-fogo) e de combate às chamas (bomba costal, abafadores e enxadas).
Fotos: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social