Proibição de neonicotinoides não é aprovada em Americana

Vereador da cidade de Americana – SP Thiago Martins (PV) durante a sessão na Câmara Municipal

 

Nesta quinta-feira (21), na Câmara Municipal de Americana, entrou em discussão um projeto de lei que almejava proibir o uso de agrotóxicos que contenham clotianidina, tiometoxam e ou imidaclopride, isoladamente ou em associação, e seus derivados, no âmbito do município.

O autor, vereador Padre Sérgio (PT), que já havia realizado proposta de tornar defesa a aviação agrícola, justificou que os componentes elencados teriam influência negativa em abelhas e suas colméias, citando que uma exposição generalizada aos defensivos agrícolas poderia ter consequência para as culturas e à própria saúde dos ecossistemas.

O vereador Thiago Martins (PV), entretanto, buscou informações sobre a atuação das substâncias, modo de uso, efeitos e possibilidade de substituição, apresentando durante a discussão do projeto diversos problemas que poderiam ser acarretados com a possível aprovação, como a utilização de agrotóxicos com tecnologias mais antigas e mais prejudiciais, o desequilíbrio para a indústria agrícola, entre outros.

“O projeto é inconstitucional e o próprio parecer da Comissão de Justiça e Redação é neste sentido. Além disso, quando pensamos em proibir algo precisamos ter ciência da dimensão e das consequências, o que não foi levado em conta. O meio ambiente é fundamental para a vida, penso que não é através de projetos sem fundamentos ou estudos sérios que traremos melhorias reais e necessárias para o local onde vivemos. Trabalho com coerência, não de marketing para as massas”, comentou Martins.

Após o debate, a primeira votação do mérito foi aberta e treze, dos dezenove vereadores, votaram contrariamente, derrotando a proposta.

Foto: Assessoria de Comunicação da Câmara de Americana

 

Jornal Campo Aberto com informações de assessoria do Ver. Thiago Martins (PV)

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Proibição de neonicotinoides não é aprovada em Americana

error: Conteúdo protegido!