Empresas de frango fecham acordo de preço com China para evitar tarifa antidumping

Catorze empresas brasileiras de carne de frango fecharam um acordo de preços mínimos (price undertaking) com o governo chinês para evitar tarifas antidumping impostas pela China na sexta-feira (15), informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

O Ministério do Comércio da China (MOFCOM) anunciou tarifas antidumping de 17,8% a 32,4% sobre produtos de carne de frango brasileiros por cinco anos após concluir que sua indústria doméstica estava sendo prejudicada pela entrada dos produtos brasileiros, informou a agência oficial de notícias chinesa Xinhua na sexta-feira.

Para evitar as tarifas, 14 empresas brasileiras de frango responsáveis “pela maior parte das exportações do Brasil” para a China fecharam o acordo de preço mínimo, disse a assessoria de imprensa da ABPA à CarneTec. A entidade não pôde informar de imediato quais serão as empresas afetadas pela tarifa antidumping e qual o volume de exportações de carne de frango brasileira sujeito à sobretaxa.

A agência de notícias Reuters noticiou que entre as empresas que fecharam o acordo de preço com a China estão a JBS e a BRF.

O governo chinês já estava aplicando tarifas antidumping provisórias sobre a carne de frango brasileira desde junho do ano passado.

A ABPA disse em nota na semana passada que o setor exportador de carne de frango do Brasil não concorda com a determinação final de tarifas pelos chineses, que não houve práticas de dumping e não há relação entre as exportações de produtos avícolas do Brasil e eventuais situações mercadológicas na China.

A entidade disse que identificou, juntamente com o governo brasileiro, diversas violações no acordo internacional antidumping pela autoridade chinesa na análise de dano e nexo causal ao longo do processo.

“O Conselho Diretivo da ABPA analisará a decisão chinesa e submeterá suas considerações ao governo brasileiro para a decisão sobre futuras ações”, disse a entidade.

Por Anna Flávia Rochas em 18/02/2019

 

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Empresas de frango fecham acordo de preço com China para evitar tarifa antidumping

error: Conteúdo protegido!