O uso da inteligência artificial na proteção à agricultura já ultrapassou as barreiras da previsão do tempo. Hoje, com o apoio de dados satelitais e um banco de informações que abrange desde temperatura até volume de chuvas, tecnologias de ponta estão sendo usadas para desenvolver soluções de proteção tanto para lavouras quanto para a piscicultura industrial — como a criação de tilápias em tanques-rede em rios como o Tietê e o Rio Grande.
Mas engana-se quem pensa que contratar um seguro rural é uma decisão simples. Não existem fórmulas prontas. Cada produtor tem uma realidade, e é nesse cenário complexo que entram profissionais especializados, com conhecimento técnico e experiência no setor.
Neste episódio, Claudio Correia conversa com dois nomes que estão na linha de frente dessa transformação: Tiago Branzan, especialista em seguros rurais e planejamento de sucessão patrimonial, e Rodrigo Gandra, agrônomo, CSO e cofundador da TRAG Seguros Agroclimáticos — plataforma que une inteligência climática, tecnologia e ciência de dados para proteger o produtor rural contra os riscos cada vez mais imprevisíveis do clima.