Governo institui Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital

Órgão será responsável por promover desenvolvimento da agropecuária de base tecnológica e sustentável em todo o país

 

Decreto publicado nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial institui a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital. O órgão é de caráter consultivo e atuará no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com o objetivo de promover o desenvolvimento da agricultura de precisão e digital no país.

Este tipo de agricultura prioriza o uso da tecnologia para planejar a produção agropecuária a fim de reduzir custos, aumentar a produtividade e diminuir os impactos socioambientais.

Segundo o coordenador de Agricultura Digital e de Precisão do MAPA, Fabrício Juntolli, a comissão consiste em um fórum  propositivo de articulação, interlocução e  elaboração de políticas públicas. “A CBAPD vem a colaborar com o MAPA para enfrentar os desafios da inserção e desmistificação das tecnologias para agronegócio, tornando-o cada vez mais sustentável, competitivo frente ao mercado global. Proporcionando uma agricultura nacional exemplar e colaborando com a perpetuação da família no campo”, comentou Juntolli.

O decreto estabelece que compete à comissão difundir a importância da agricultura de precisão e digital para o desenvolvimento agropecuário e para a promoção da sustentabilidade socioambiental; além de apoiar programas de atualização profissional, treinamento e capacitação; incentivar a implementação de políticas públicas e identificar as demandas e as tendências do setor, entre outras atribuições.

A Secretaria-Executiva da Comissão será exercida pelo Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do MAPA.

Também farão parte da comissão integrantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, além de representantes de várias instituições do setor agropecuário e de áreas relacionadas à tecnologia, informática, pesquisa, assistência técnica, indústria de máquinas e equipamentos agrícolas, eletrônica e de insumos, bem como produtores, prestadores de serviços e cooperativas.

 

Fonte: MAPA

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Governo institui Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital

error: Conteúdo protegido!