Senadores dos EUA pedem investigação sobre aquisições JBS no país

SÃO PAULO (Reuters) – Senadores dos Estados Unidos pediram nesta terça-feira a abertura de investigação sobre aquisições feitas pela JBS no país, devido ao envolvimento da companhia brasileira com casos de corrupção no Brasil e na Venezuela.

Em carta, os senadores Marco Rubio e Robert Menendez pedem que o Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS, na sigla em inglês) revise a compra de companhias do país pela JBS, incluindo Swift, Smithfied Foods, Pilgrim’s Pride e o braço de suínos da Cargill no país, entre 2007 e 2015.

“Essas aquisições têm sérias implicações para a segurança, proteção e resiliência do nosso sistema de alimentação”, afirmam os senadores da carta.

Os parlamentares alegam que durante os anos dessas compras nos EUA, a JBS se viu envolvida numa ampla rede de atividades ilícitas, citando o caso em que a controladora J&F, em 2017, fez acordo para pagar 3,2 bilhões de dólares por envolvimento num escândalo de corrupção no Brasil.

“Tememos que a JBS tenha usado o financiamento ilegal que recebeu do BNDES, que somou mais de 1,3 bilhão de dólares, para comprar empresas americanas”, acrescenta a carta.

Os senadores alertam ainda que a JBS se envolveu com parceiros suspeitos, incluindo com a entidade venezuelana Corpovex, e que os irmãos Wesley e Joesley Batista, da família controladora da J&F, tiveram ligação pessoal com Diosdado Cabello, oficial do governo de Nicolás Maduro.

Por fim, os senadores ainda referem-se à crescente busca da JBS por recursos de entidades ligadas ao governo chinês para defender maior escrutínio da CFIUS sobre a empresa.

Em nota, a JBS afirmou que “cooperou totalmente com as autoridades americanas, sempre de maneira transparente em relação aos eventos passados no Brasil”.

A empresa alegou que elevou a gestão de todas as empresas adquiridas nos EUA, “entregando resultados sólidos que proporcionaram o crescimento econômico de importantes comunidades agrícolas e que continuam criando oportunidades para muitos agricultores familiares e pecuaristas locais”.

 

Urgente: Senadores americanos pedem investigação sobre aquisições da JBS nos EUA

Por Claudio Dantas

Os senadores Marco Rubio e Robert Menendez enviaram ao secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, pedido para que o Comitê de Investimento Estrangeiro revise as aquisições feitas pela JBS nos EUA.

No documento, obtido por O Antagonista, Rubio e Mendez alertam para os casos de corrupção no Brasil e na Venezuela envolvendo o grupo dos irmãos Joesley e Wesley Batista.

Na lista das aquisições suspeitas estão as empresas Swift, Smithfied Foods, Pilgrim’s Pride e o braço de suínos da Cargill no país.

“Tememos que a JBS tenha usado o financiamento ilegal que recebeu do BNDES, que somou mais de 1,3 bilhão de dólares, para comprar empresas americanas”, afirmam.

 

Fonte: Reuters

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Senadores dos EUA pedem investigação sobre aquisições JBS no país

error: Conteúdo protegido!