Tabapuã, raça originada na região de Rio Preto, participará com oito criatórios da Expo Rio Preto

A raça de gado Tabapuã, originária da Fazenda Água Milagrosa, em Tabapuã, na região de Rio Preto, participará da 57a edição da Expo Rio Preto com oito criatórios e mais de 100 animais. Os dados são da Associação Brasileira de Criadores de Tabapuã (ABCT).

Um dos criatórios que já está no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto” é o Fábio Zucchi Rodas, pertencentes à Fazenda Água Milagrosa. Com 18 animais, sendo 10 machos e oito fêmeas, o plantel é um dos favoritos a prêmios no julgamento de raças. Na edição de 2018, Urro FIV foi o Grande Campeão da Raça.

Um dos animais que participam desta edição é Vinho FIV, que foi campeão Júnior Maior na Expozebu, maior feira de animais zebuínos do mundo, realizada no primeiro semestre deste ano em Uberaba (MG).

A feira, oficialmente, terá início na próxima quarta-feira, dia 02/10 e vai até o domingo, dia 06/10. Os julgamentos da raça Tabapuã serão realizados nos dias 4 e 5 de outubro.

“Temos ótimos expectativas com relação a essa exposição, com ótimos animais expostos e em pista. Eventos como esse fomentam a raça Tabapuã Brasil a fora e fortalecem o zebu, um dos tipos de gado mais indicado para a pecuária de corte devido à rusticidade”, frisa Sarita Junqueira Rodas, pecuarista da Fazenda Água Milagrosa.

Há sete anos, o criatório da FAM é o primeiro no ranking de criadores e expositores da raça tabapuã no Brasil, segundo a ABCT. A pontuação é o reconhecimento máximo do setor.

Expo Rio Preto

Promovida pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, a Expo Rio Preto conta com o apoio institucional da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Governo do Estado de São Paulo.

Neste ano, o evento terá ao todo 14 diferentes raças entre bovinos, equinos e ovinos, somando mais de dois mil animais em exposição, julgamento e leilões, com criadores de diversos estados, como Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás.

Fonte: Comunic

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Tabapuã, raça originada na região de Rio Preto, participará com oito criatórios da Expo Rio Preto

error: Conteúdo protegido!