Safra 2019/2020 exige mais cuidados na cultura da soja

Doenças, lagartas, percevejos, plantas daninhas. São inúmeros os desafios que o sojicultor enfrenta para elevar a produtividade da sua lavoura. E, além da quantidade dos possíveis invasores, existe a questão do tempo: cada um deles pode afetar a lavoura em diferentes estágios de seu desenvolvimento e mesmo consecutivamente.

É por isso que a atenção e o cuidado do produtor vão do planejamento, da escolha das melhores soluções e do plantio à colheita e comercialização dos grãos. E, nessa tarefa, ele precisa de soluções integradas e completas que não sejam simplesmente custos, mas parceiras na proteção de seus investimentos.

O produtor precisa de eficiência e agilidade para maximizar sua produtividade. Por isso, para a safra 2019/2020, o produtor precisa diversificar as formas de manejo e controle para as diversas necessidades que apareçam. O portfólio da Syngenta de produtos eficazes contra diversas pragas, doenças e plantas daninhas, aliado a um conjunto de recomendações que favorecem o manejo de diferentes cultivos, fortalece ainda mais os sistemas produtivos. Veja alguns dos produtos do portfólio Syngenta para a cultura da soja:

Contra doenças, proteção preventiva e controle eficiente

Em muitas situações o produtor não pode esperar o surgimento das doenças para, só então, tomar uma decisão sobre como combatê-las. De rápida propagação e facilmente disseminadas nas lavouras, as várias doenças que atacam a soja, como a ferrugem, a antracnose e a mancha-alvo, podem ser controladas antes mesmo de seu aparecimento.

Seguindo os princípios do manejo consciente, o produtor maximiza a proteção de sua lavoura contra o  complexo de doenças da soja e ainda se resguarda quanto ao aparecimento de resistência frente à aplicação de fungicidas. A associação de fungicidas de sítio específico e multissítios é a forma mais adequada de criar essa proteção.

Antes de tudo, Elatus® é o fungicida preventivo mais adequado para as primeiras aplicações. Com a ação da carboxamida e da estrobilurina presentes em sua composição, Elatus® fornece a “primeira dose” de prevenção para sua lavoura. Ele deve ser aplicado, no entanto, sempre em associação a um fungicida parceiro.

Para essa função, a Syngenta possui dois fungicidas parceiros: Cypress e Bravonil®. Os dois podem ser utilizados como fungicidas parceiros para maximizar a ação de Elatus®, mas existem diferenças entre eles.

Cypress, uma combinação de dois triazóis – ciproconazol e difenoconazol, é o fungicida polivalente do portfólio, que pode ser utilizado ao longo de todo o ciclo da cultura. Prova disso é que Cypress vai bem tanto nas primeiras aplicações, potencializando o efeito de Elatus®, quanto nas últimas aplicações, em associação a um multissítio como o Bravonil®.

Bravonil® é o multissítio da Syngenta que deve ser sempre utilizado em conjunto com outros fungicidas. Ele é uma importante ferramenta no controle do complexo de doenças da soja e no manejo de resistência. Com a tecnologia Bravo, o fungicida proporciona maior cobertura foliar com alta fixação mesmo em climas chuvosos; sua formulação ainda garante uma calda homogênea que facilita seu manuseio e aplicação uniforme.

Existe, ainda, o potencial de Score Flexi. Esse fungicida sistêmico baseado em triazóis é um poderoso aliado no controle das doenças foliares como oídio e manchas.

Estes quatro produtos, quando utilizados dentro de um programa de manejo de doenças, trazem muito mais proteção e a segurança que o produtor precisa para produzir cada vez mais e melhor.

Contra as pragas, ação de choque e residual prolongado

Não são só as doenças que incomodam o produtor. Na realidade, pragas como os percevejos e as lagartas podem ser ainda mais agressivas e, sem controle, destroem a produtividade da lavoura.

Contra os percevejos, como o percevejo-marrom, o percevejo-verde e o verde-pequeno, o produtor já sabe com o que pode contar. Engeo Pleno® S é a evolução do controle de percevejos e conta com a nova tecnologia em sua formulação. Ele tem microcápsulas que, além de preservar o excelente efeito de choque, também controla a liberação do ingrediente ativo de maneira gradual, fazendo com que este fique mais tempo aderido às plantas e resultando em um efeito residual ainda mais prolongado, capaz de controlar os adultos e as ninfas dos percevejos.

No mesmo sentido, o portfólio da Syngenta também conta com o inseticida de alta performance mais temido pelas lagartas de difícil controle que atacam a soja: Proclaim®. O produto, que também apresenta rápida ação de choque e excelente efeito residual, possui rápida penetração no tecido foliar devido à ação translaminar, o que, além de proporcionar uma melhor proteção contra a chuva, favorece o controle dos insetos e preserva inimigos naturais.

Contra a matocompetição inicial e problemas com resistência de plantas daninhas, controle em pré-emergência é a melhor solução.

Outro problema, porém, que dificulta a vida do produtor são as plantas infestantes. Também facilmente disseminadas na lavoura, elas competem com a soja por nutrientes, água e luz solar, retardando seu crescimento e, consequentemente, diminuindo a produtividade da cultura. Contra essas invasoras, a Syngenta oferece uma solução extremamente eficaz: DualGold®.

Este herbicida tem um papel muito importante no atual cenário onde, cada vez mais, produtores vêm enfrentando fortes problemas de matocompetição inicial em razão do aumento de plantas daninhas resistentes, como consequência do uso repetitivo do glifosato. Este produto faz parte do mais eficiente programa de manejo de plantas daninhas do mercado, o lavoura limpa, que tem como ponto central a utilização de Dual Gold® em pré-emergência como forma de impedir a matocompetição inicial.

Contra as pragas iniciais, tratamento de sementes.

O portfólio de soja da Syngenta também conta com Fortenza Duo®, o tratamento de sementes que é uma combinação de inseticida com fungicida. O produto protege a planta em sua fase inicial de desenvolvimento, período no qual ela está mais exposta aos inimigos naturais. Isso contribui para a manutenção do estande e traz segurança ao agricultor para os primeiros dias de plantio.

Experimente o portfólio de produtos para proteção da sua lavoura de soja e veja como um programa completo, inteligente e eficaz é capaz de entregar as melhores soluções para uma maior produtividade.

Fonte: Syngenta

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Safra 2019/2020 exige mais cuidados na cultura da soja

error: Conteúdo protegido!