Vacina contra aftosa na dose de 2 ml tem excelente aceitação pelos pecuaristas, diz Sindan

Crédito imagem acima: publique.com

Com destaque para a qualidade de aplicação e menos reações nos bovinos, a vacina contra febre aftosa na dose de 2 ml teve excelente aceitação pelos pecuaristas na campanha oficial de vacinação de maio, divulgou o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) em nota na semana passada. Nas etapas anteriores, a dose era de 5 ml. Os resultados foram coletados a campo pela Comissão de Aftosa do Sindan (CAS).

Emílio Salani, Elcio Inhe e Fabricio Bortolanza (Divulgação)

“A vacina de 2 ml foi desenvolvida pela indústria veterinária em tempo recorde, objetivando atender à solicitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e não ser um obstáculo ao cronograma do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (Pnefa)”, disse o presidente do Sindan, Elcio Inhe, em nota.

“Ficamos extremamente recompensados pelo feedback dos produtores pois a vacina bivalente de 2 ml representa uma inovação a serviço da pecuária brasileira. Ela é potente, segura e de fácil manejo”, complementou o dirigente.

Segundo o vice-presidente do Sindan, Emilio Salani, a vacina foi desenvolvida em apenas dois anos, tendo exigido pesados investimentos e comprometimento da indústria veterinária. “Foram 85 milhões de doses somente em testes em partidas-piloto. Mais de 1.200 bovinos sensíveis foram utilizados na fazenda de Sarandi (RS), utilizada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária. As indústrias fabricantes investiram US$ 15 milhões para ter a nova vacina”, revelou Salani.

“O resultado final é uma vacina excelente, que renova, mais uma vez, o compromisso da indústria veterinária com o sucesso do PNEFA. Mais de 210 milhões de doses da vacina de 2 ml foram utilizadas com êxito na campanha oficial de imunização de maio e outras 110 milhões de doses serão utilizadas em novembro”, informou o coordenador da CAS, Fabricio Bortolanza.

Elcio Inhe ressaltou que a indústria veterinária apoia o Plano Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (Pnefa 2017-2026), elaborado pelo ministério, cujo objetivo principal é avançar o status sanitário do Brasil de livre com vacinação para livre sem vacinação – o estado de Santa Catarina já tem o status de livre sem vacinação.

O dirigente lembrou que a indústria veterinária apoia integralmente o Pnefa e concorda com o diretor de Saúde Animal do Mapa, Geraldo Moraes, quando este último disse que “o plano não é simplesmente parar de vacinar contra aftosa, mas substituir a vacinação por ações de segurança e vigilância, dando tranquilidade para os produtores, a indústria, os órgãos governamentais e, por extensão, para todo o país”.

 

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Vacina contra aftosa na dose de 2 ml tem excelente aceitação pelos pecuaristas, diz Sindan

error: Conteúdo protegido!