Crianças festejam Dia da Árvore plantando, brincando e conhecendo a aviação agrícola

Atividade em Orlândia ocorreu pelo terceiro ano consecutivo e os pequenos assistiram a uma simulação de combate a incêndio com aeronave

Cerca de 60 crianças de uma escola de Educação Infantil participaram na manhã dessa sexta-feira (21) de uma atividade misturando aviação agrícola e o Dia da Árvore (festejado amanhã). Foi em Orlândia, no interior de São Paulo, onde os pequenos se divertiram durante toda a manhã plantando árvores, instalando casinhas para passarinhos, conhecendo um avião agrícola por dentro e ainda assistindo a uma simulação de combate a incêndio com uso de aeronave.

A promoção foi da Tangará Aeroagrícola, em parceria com a Escolinha do Faz de Conta, situada no Centro da cidade. A atividade ocorreu na base da Tangará – situada junto à Rodovia Anhanguera, na parte sul da cidade, onde os pequenos chegaram por volta das 8h30. Eles ajudaram a plantar cinco árvores na área junto aos hangares e colocaram casinhas decoradas por eles na sala de aula.

“Este é o terceiro ano em que recebemos a escola nessa época. Com as de hoje, já são 17 árvores plantadas em nossa base pelos pequenos”, explica o sócio-gerente da empresa, Thiago Magalhães. Alunos e professores fizeram ainda um piquenique no gramado próximo à pista de pouso, onde assistiram um avião fazendo o lançamento de água – exatamente como ocorre em uma ação contra incêndio florestal.

   CURIOSIDADE: A demonstração de combate a incêndio feita às crianças em Orlândia remete a um tipo de missão que há 50 anos é oficialmente prerrogativa da aviação agrícola (conforme o Decreto-Lei nº 917, de 7 de outubro de 1969). E atualmente São Paulo é o Estado que melhor utiliza essa ferramenta, seguindo o modelo operacional da Califórnia, nos Estados Unidos. Para isso, o governo paulista (através dos bombeiros e Defesa Civil) contrata as empresas aeroagrícolas por licitação, ficando cada uma responsável pela prontidão contra emergências em sua região.

 

Fonte: SINDAG

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Crianças festejam Dia da Árvore plantando, brincando e conhecendo a aviação agrícola

error: Conteúdo protegido!