Conheça os vencedores da 12ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, em Colatina (ES)

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) anunciam os vencedores da 12ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada nos dias 29 e 30 de agosto, no frigorífico Frisa, em Colatina (ES).

“Avaliamos 449 animais, sendo 395 machos e 54 fêmeas. Para os machos, o peso médio foi de 21,2 arrobas, com 90,6% apresentando até 2 dentes incisivos permanentes e 53,9% com cobertura de gordura mediana ou uniforme. Para as fêmeas, o peso médio registrado foi de 14,7 arrobas, com 88,9% dos animais com até 2 dentes incisivos permanentes”, informa Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB, responsável pela avaliação.

O Melhor Lote de Carcaças de Machos da etapa ficou com Dalton Dias Heringer, que recebeu a Medalha de Ouro. Entre os animais do lote campeão, 94,4% tinham dentição de leite (menos de 2 anos de idade) e os demais 5,6% tinham dois dentes incisivos permanentes. A média de peso foi de 22,1 arrobas, com 75,9% dos animais com cobertura de gordura mediana ou uniforme. A Medalha de Prata foi de Arthur Arpini. O melhor lote de carcaças de fêmeas também foi de Dalton Dias Heringer, conquistando a Medalha de Ouro.

Além da avaliação de carcaças, a etapa de Colatina contou com um ciclo de palestras com técnicos especializados para um público de pecuaristas, técnicos, professores e estudantes de Ciências Agrárias.

Ainda durante a etapa de Colatina, a ACCN ofereceu seis vagas de estágio para estudantes de Ciências Agrárias, que atuaram durante o circuito. Outras 20 vagas foram distribuídas e serão preenchidas em janeiro de 2020.

“Com esta etapa nós levamos um grande aprendizado para todos e fomentamos ainda mais os debates sobre a raça Nelore. O que se viu nesse encontro foi uma integração entre todos os participantes”, ressalta Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne dos animais da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. Trata-se de uma iniciativa que avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovida desde 1999, neste ano a iniciativa, que conta com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, aumentou de tamanho e terá 27 etapas em 10 estados em 2019. Cerca de 20 mil animais devem ser avaliados até o final do ano, chegando a uma marca recorde desde o lançamento do Circuito.

Jornal Campo Aberto com informações de assessoria

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Conheça os vencedores da 12ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, em Colatina (ES)

error: Conteúdo protegido!