Frango com quiabo

Ingredientes

1 frango inteiro, de cerca de 1,5 kg

200 g de quiabo (cerca de 20 unidades)

2 limões

1 cebola

1 tomate

1 dente de alho

¼ de xícara (chá) de azeite

1 colher (chá) de cominho em pó

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

Modo de preparo

Prepare o tempero para o frango: descasque e pique fino o alho e a cebola; lave, seque, lave, seque e corte os tomates ao meio, descarte as sementes e corte as metades em cubinhos; misture todos esses ingredientes numa tigela.

Lave o frango em água corrente, por dentro e por fora, e seque com um pano de prato limpo (coloque o pano para lavar separadamente logo em seguida). Apoie na tábua e destrinche o frango, cortando as coxas, sobrecoxas, peito (em quatro partes) e asinhas. Transfira os pedaços de frango para a tigela com os legumes, tempere com sal, pimenta-do-reino e o cominho. Misture bem, cubra com filme e leve para marinar na geladeira por 30 minutos.

Enquanto isso, lave bem os quiabos sob água corrente e transfira para uma tigela. Cubra com água, regue com o caldo de 1 limão e deixe de molho por 15 minutos.

Escorra a água, lave novamente os quiabos e seque com um pano de prato limpo. Corte as pontas e mantenha os quiabos inteiros. Corte apenas 3 quiabos ao meio, no sentido do comprimento para usar na decoração.

Retire o frango da geladeira e raspe a superfície com uma colher para retirar o excesso do tempero – reserve o tempero, ele será usado no refogado. Leve uma panela ou chaleira com 1 litro de água ao fogo alto para ferver.

Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure os pedaços de frango em etapas: primeiro coloque as coxas e sobrecoxas e deixe dourar de todos os lados. Transfira para um prato e repita o processo com os peitos e as asinhas, regando com o restante do azeite.

Mantenha a panela em fogo médio, acrescente o tempero do frango reservado e refogue até murchar. Volte o frango à panela e cubra até a metade dos pedaços com a água fervente. Com uma espátula, raspe o fundo da panela para dissolver os queimadinhos. Deixe cozinhar por 20 minutos – se necessário, regue com mais água fervente.

Junte os quiabos inteiros à panela, tempere com sal e deixe cozinhar por mais 20 minutos, com a tampa entreaberta. Enquanto isso, leve uma frigideira ao fogo alto. Quando aquecer, regue com um fio de azeite e doure as metades de quiabo reservados por 3 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Assim que o caldo do frango engrossar, desligue o fogo e transfira para uma travessa. Decore com os quiabos grelhados e sirva a seguir.

 

Bom apetite!

 

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Frango com quiabo

error: Conteúdo protegido!