Banqueiros norte-americanos do Meio-Oeste vêem problemas de pagamento de empréstimos agrícolas atingirem 20 anos de alta

CHICAGO (Reuters) – Banqueiros do centro-oeste relataram que a porcentagem de empréstimos agrícolas que seus clientes estão tendo problemas para pagar atingiu uma alta de 20 anos no segundo trimestre deste ano, segundo uma pesquisa divulgada na quinta-feira pelo Federal Reserve Bank de Chicago.

A renda das fazendas também caiu durante o período, com as inundações recordes devastando uma grande faixa do Cinturão da Fazenda e a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China entrou no segundo ano.

“A parcela da carteira de crédito agrícola do Distrito registrada como tendo problemas de pagamento ‘principais’ ou ‘graves’ (6,2%) não havia sido maior no segundo trimestre de um ano desde 1999”, disse o relatório.

Essa queda na renda das fazendas também pesou sobre os valores das terras agrícolas, que caíram 2% no trimestre após terem sido ajustados pela inflação, de acordo com a pesquisa de 157 banqueiros do 7o Distrito Federal.

O distrito engloba Iowa, partes do norte de Illinois e Indiana, o sul de Wisconsin e a península inferior de Michigan. O estado com a maior queda de preços no segundo trimestre, Iowa, caiu em até 3% em algumas áreas. A queda do distrito foi o primeiro declínio ano após ano desde o terceiro trimestre de 2017, de acordo com o relatório. Mas os banqueiros disseram que esperam que os valores das terras agrícolas se estabilizem, pelo menos a curto prazo.

Os banqueiros relataram que, enquanto a demanda dos fazendeiros por empréstimos agrícolas operacionais e outros não-imobiliários foi maior no trimestre do que um ano antes, “a disponibilidade de fundos para empréstimos por bancos agrícolas foi menor”.

O motivo, segundo o relatório do Fed, é que os bancos tinham menos fundos disponíveis para emprestar no segundo trimestre de 2019 do que há um ano.

Os banqueiros também disseram que quase 70% de seus clientes agrícolas foram significativamente ou modestamente afetados pelas enchentes e outras condições climáticas adversas no início deste ano – particularmente em Illinois, Indiana e Michigan.

As inundações acrescentaram mais dor aos agricultores, que também foram prejudicados pelos baixos preços das safras e pela guerra comercial entre Washington e Pequim, que reduziu os embarques de produtos agrícolas dos EUA para a China.

Devido às condições de plantio úmido nesta primavera, os banqueiros estão esperando baixos rendimentos de milho e soja de seus clientes agrícolas neste outono. A guerra comercial também deve manter os preços baixos, disseram os banqueiros.

“Parece improvável que esses preços subam o suficiente para compensar a perda de produção, então a rentabilidade de muitas fazendas de milho e soja quase certamente cairá de seus níveis de 2018 – possivelmente muito para alguns”, disse o relatório.

 

Fonte: Reuters

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Banqueiros norte-americanos do Meio-Oeste vêem problemas de pagamento de empréstimos agrícolas atingirem 20 anos de alta

error: Conteúdo protegido!