Abastecimento de gasolina de aviação na pauta entre presidente do Sindag e gerente de Relacionamento da Petrobras

O presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Thiago Magalhães Silva, teve uma reunião esta tarde, em Brasília, com o gerente geral de Relacionamento com o Poder Público (RPP) da Petrobras, João Romeiro, cobrando uma posição sobre os problemas de abastecimento de gasolina de aviação (avgas) no País. Magalhães ouviu de Romeiro que já na próxima importação de combustível pela estatal o problema deve ser solucionado.

Grosso modo, teria ocorrido problemas de ordem burocrática na compra de avgas no exterior, o que era uma novidade para a Petrobrás. Essa teria sido a causa do desabastecimento parcial no País ocorrido no início do ano e agora desde o final de maio, depois que a Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, interrompeu a única linha de produção de avgas no Brasil – segundo a Petrobras, para manutenção. O gerente da estatal na capital federal, a companhia deve retomar a produção em Cubatão em dezembro.

A cobrança do presidente do Sindag foi por causa da preocupação com a safra no Sul do País, onde está o maior número de aviões agrícolas movidos a avgas. Só o Rio Grande do Sul tem cerca de 70% de sua frota (que é a segunda maior do País) movida a gasolina e o as operações em lavouras começam com força total a partir do fim de agosto. Principal no arroz (onde o RS responde por 70% da safra brasileira) e soja).

No Centro-Oeste e no Sudeste, o setor aeroagrícola não sofreu tanto pois quase a maior parte da frota aeroagrícola local é movida a querosene de aviação (turboélices) ou a etanol (motores a pistão) – no Sul o etanol não é tão difundido por causa do preço pouco compensador em relação à avgas.

Na crise do início do ano, onde boa parte da frota gaúcha estava parada, o prejuízo só não foi maior porque o estado passou por um período logo de chuvas. O que justamente determinou a necessidade premente dos aviões em seguida, exatamente quando a gasolina chegou.

 

Jornal Campo Aberto com informações de assessoria

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Abastecimento de gasolina de aviação na pauta entre presidente do Sindag e gerente de Relacionamento da Petrobras

error: Conteúdo protegido!