Abiec mantém estimativa de alta de 10% na exportação de carne bovina em 2019

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) manteve a estimativa de crescimento de 10% no volume de exportações de carne bovina do Brasil em 2019, diante do forte ritmo dos embarquesobservados no primeiro semestre.

“Mantemos a nossa expectativa de crescimento nos resultados da exportação para 2019, dada a possibilidade de concretização de várias negociações em andamento”, disse o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, em nota.

O destaque das exportações no primeiro semestre de 2019 foi a carne bovina in natura. Foram embarcadas 684,2 mil toneladas do produto no período, alta de 28,06% ante o mesmo período do ano passado, segundo a Abiec. Em faturamento, as exportações de carne bovina in natura somaram US$ 2,59 bilhões, alta de 18,56%.

O volume de carne bovina in natura embarcado pelo Brasil no primeiro semestre ficou próximo do recorde de 700 mil toneladas no primeiro semestre de 2007, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

“Esse cenário, somado ao dólar em elevado patamar ao longo deste ano, garantiu receita recorde de quase R$ 10 bilhões no primeiro semestre”, disse o Cepea em nota.

O forte ritmo de exportações de carne bovina é em grande parte puxado pela China, que enfrenta casos de peste suína africana reduzindo sua produção de proteína animal.

Por Anna Flávia Rochas

 

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Abiec mantém estimativa de alta de 10% na exportação de carne bovina em 2019

error: Conteúdo protegido!