Embrapa lança publicação com 500 perguntas e respostas sobre soja

A Embrapa Soja lança a publicação Soja: o produtor pergunta e a Embrapa responde, da coleção 500 perguntas, 500 respostas, editada pela Embrapa, durante a 37ª Reunião de Pesquisa de Soja a ser realizada nos dias 26 e 27 de junho, no Buffet Planalto, em Londrina (PR).  A publicação contempla os aspectos gerais sobre a cultura da soja e traz orientações práticas sobre os principais temas relacionados ao sistema de produção: do planejamento, ao manejo da cultura até os aspectos da pós-colheita do grão. “Também são abordados, entre outros temas, o uso da biotecnologia, a produção de sementes, o manejo fitossanitário, a utilização na alimentação e na agroindústria, além dos aspectos econômicos da cultura”, destacam os editores Arnold Barbosa de Oliveira, Regina Maria Villas Boas de Campos Leite, Alvadi Antonio Balbinot Junior, Claudine Dinali Santos Seixas e Hugo Soares Kern.

De acordo com Arnold Barbosa de Oliveira, o conteúdo é resultado da experiência acumulada em trabalhos conduzidos por pesquisadores, analistas, técnicos e assistentes de todas as equipes técnicas e de apoio em mais de 40 anos de atividades na Embrapa. “Boa parte do conteúdo faz parte do banco de respostas que a Embrapa mantém para atendimento ao Serviço de Atendimento ao Cidadão. Conseguimos utilizar este banco de respostas como base e complementar com outras perguntas que são frequentes em eventos, visitas e outros contatos que temos com a sociedade”, explica Oliveira.

Para o chefe-geral da Embrapa Soja José Renato Bouças Farias, com esta publicação, a Embrapa busca aprimorar seu papel de viabilizar, por meio da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação, soluções para a sustentabilidade da cadeia produtiva da soja. “As informações certamente irão auxiliar na tomada de decisão, contribuindo para garantir produtividade e renda aos produtores, dentro de uma lógica sustentável”, conclui Farias.

Reunião de Soja – A Reunião de Soja deverá reunir aproximadamente 600 profissionais envolvidos na cadeia produtiva. “A RPS é o principal fórum sobre a cultura da soja, por isso, é uma oportunidade para promovermos a integração das instituições públicas e privadas de pesquisa e assistência técnica, que trabalham com a cultura da soja, visando a melhoria das ações de pesquisa e transferência de tecnologias”, explica pesquisador da Embrapa Soja Osmar Conte, presidente da RPS.

A Reunião de Soja tem por objetivo debater os principais avanços da pesquisa e os problemas ocorridos na safra 2018/19 para subsidiar as definições de prioridades de pesquisa para a cultura da soja. “Pretendemos traçar um panorama sobre a última safra de soja e avaliar os diferentes cenários de produção, asism como os resultados de pesquisas mais recentes e inovadores para que possamos avançar no planejamento da pesquisa e no aprimoramento da transferência de tecnologia”, explica Conte.

A programação do evento irá contar com uma sessão plenária de abertura e de encerramento e relatos sobre a da última safra da soja por regiões do Brasil e os principais resultados. Além disso, serão promovidas palestras, painéis sobre temas relevantes para a soja e reunião de comissões técnicas que tratarão de atualidades e problemáticas nos sistemas de produção em que a cultura se insere.

SERVIÇO
Evento: 37ª edição Reunião de Pesquisa de Soja (RPS)
Data: 26 e 27 de junho de 2019
Local: Buffet Planalto – Avenida Tiradentes, 6429 – Parque Ney Braga, em Londrina (PR).
Lançamento: Soja: o produtor pergunta e a Embrapa responde – da coleção 500 perguntas, 500 respostas
Valor: R$30,00
Aquisição no Setor de Publicações da Embrapa Soja (43) 3371-6125 – cnpso.vendas@embrapa.br
Informações sobre o evento: www.rps2019.com.br

 

Foto: Claudio Correia/Jornal Campo Aberto

Fonte: Embrapa Soja

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Embrapa lança publicação com 500 perguntas e respostas sobre soja

error: Conteúdo protegido!