Petrobras aumenta em 2,57% o diesel e gás de cozinha em 3,4%, devido à alta do petróleo e câmbio

SÃO PAULO (Reuters) – A estatal Petrobras anunciou uma elevação média de 0,0577 real por litro nos preços do diesel em suas refinarias a partir de sábado, para em média 2,3047 reais por litro, enquanto as cotações da gasolina foram mantidas inalteradas, segundo informações no site da companhia nesta sexta-feira.

O reajuste, de 2,57 por cento, é o primeiro praticado pela petroleira para o diesel desde 18 de abril, quando os preços subiram 4,8 por cento.

A Petrobras leva em consideração em sua política de preços o chamado Preço Paridade Internacional (PPI), influenciado por fatores como câmbio e o preço do barril de petróleo no mercado internacional. A companhia utiliza ainda mecanismos de proteção através de derivativos financeiros para reduzir a frequência dos reajustes.

 

Gás de cozinha

Petrobras elevará em 3,4% preço do gás de cozinha a partir de domingo

A estatal Petrobras elevará em média em 3,4 por cento os preços do gás liquefeito de petróleo de uso residencial, o gás de cozinha, para uma média nacional de 26,20 reais o botijão de 13 quilos a partir de domingo, informou a companhia nesta sexta-feira.

O último reajuste anunciado pela Petrobras para o gás de cozinha havia sido em fevereiro, quando os preços subiram cerca de 1 por cento.

A companhia disse que os ajustes no preço do GLP-P13 acontecem trimestralmente para suavizar impactos da volatilidade no mercado externo sobre os valores domésticos.

Segundo a Petrobras, o mecanismo de reajuste concilia, de um lado, a necessidade de praticar preços para o GLP referenciados no mercado internacional e, de outro, resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que reconhece “como de interesse para a política energética nacional” a comercialização do produto.

 

Fonte: Reuters

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Petrobras aumenta em 2,57% o diesel e gás de cozinha em 3,4%, devido à alta do petróleo e câmbio

error: Conteúdo protegido!