Ministra diz que Bolsonaro é esperado em jantar com embaixadores árabes

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse na terça-feira (09) que o presidente Jair Bolsonaro é esperado em jantar com representantes de países árabes e islâmicos marcado para esta quarta-feira (10), segundo informou o Mapa.

“O mercado islâmico, os muçulmanos e os árabes, são grandes compradores de milho, soja, proteína animal. É um mercado importantíssimo para esse segmento. Houve um mal-estar, que tenho tentado contornar, recebendo todos os embaixadores no ministério, conversando, explicando”, disse Teresa Cristina, em Londrina (PR), onde participou do Fórum do Agronegócio 2019 na Expolondrina, segundo nota divulgada pelo Mapa.

O Mapa busca reforçar a cooperação com os parceiros árabes após Bolsonaro ter afirmado que transferiria a embaixada do Brasil em Tel Aviv para Jerusalém. Na semana passada, o presidente recuou dessa ideia e prometeu a abertura de um escritório comercial brasileiro na cidade.

“O presidente Bolsonaro, desde sua campanha, sempre deixou claro essa sua aproximação política, ideológica com Israel. Uma coisa é essa identificação, outra coisa é o comércio”, disse a ministra.

“Israel é um país pequeno, que tem uma balança comercial com o Brasil muito pequena. Nós temos muito para trazer de Israel de tecnologia, intercâmbios estudantis. Mas na parte de venda, nós temos os países árabes que são importantíssimos e são amigos do Brasil há muitos anos.”

O jantar com 51 representantes árabes promovido pelo Mapa ocorrerá na Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os países árabes são importantes mercados consumidores de carnes halal brasileiras.

A ministra disse também que a China, para onde segue em viagem no mês que vem, deverá continuar sendo grande parceira do Brasil.

“Nós temos muito a trabalhar…Vou ao Japão e ao Vietnã, que está pronto para comprar vários produtos do nosso país. E, depois, à Indonésia, porque eles também querem uma conversa olho no olho com o Brasil.”

Por Anna Flávia Rochas

 

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Ministra diz que Bolsonaro é esperado em jantar com embaixadores árabes

error: Conteúdo protegido!