Expolondrina recebe Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo

Segundo a organização, expectativa é de alta qualidade em pista para julgamentos
Com 22,94 mil exemplares, o Paraná é um dos destaques na criação de Cavalos Crioulos no país. Com fortes e tradicionais criadores que despontam na raça, vem ganhando espaço também entre usuários de animais para provas e lazer. Uma das regiões de fomento no Estado é a de Londrina, que promove de 12 a 14 de abril, durante a Expolondrina, mais uma edição da Exposição Passaporte que classifica oito animais, quatro machos e quatro fêmeas, para a Nacional da Morfologia, que ocorre durante a Expointer, em Esteio (RS), promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
A organização do evento que ocorre no Parque de Exposições Ney Braga, durante a programação da feira, é do Núcleo Norte Paranaense de Criadores de Cavalos Crioulos. Para o presidente do Núcleo, Caio Amaral, a expectativa para a Passaporte é positiva, pois há um grande número de inscritos, ao contrário dos dois últimos anos que, em virtude da crise no país, tiveram que fazer um esforço maior para se chegar ao número mínimo de animais. “Acreditamos que será uma competição completa que dará um nível muito alto para a nossa Exposição com animais fortes que poderão estar com grande representação na Expointer”, observa.
Amaral reforça que a região é nova para a raça Crioula e vem em expansão, especialmente pela participação em provas esportivas. Além disto, o fato de o julgamento ser realizado na pista central junto a exemplares de raças bovinas, auxilia na demonstração do cavalo para outros públicos. “A região vem se consolidando no Cavalo Crioulo. Estamos trabalhando em trazer novos criadores e usuários para a raça. É uma região característica de outra cultura, o country, e estamos cada dia mais tentando mostrar as qualidade do nosso cavalo e que é acima de tudo um cavalo para o trabalho e vaqueiro, que pode ser inserido em outras provas como o laço em dupla (Team Roping) e no trabalho o Crioulo sempre traz a bandeira da resistência, importante para essas regiões”, explica.
No evento também ocorrerá o leilão Norte da raça, no sábado às 21h, com uma oferta especialmente voltada para novos criadores. Além disto, também no sábado, mas às 18h30min, será realizada a reunião regional dos Núcleos do Paraná. O julgamento dos animais na Exposição Passaporte de Londrina ficará à cargo de Leandro Amaral. O ciclo de Exposições Passaporte do Cavalo Crioulo tem o patrocínio de Banrisul.
Confira a programação
11 e  12 de abril de 2019 (Quinta e Sexta-feira)
– Entrada de animais
16h – Concentração de Machos
13 de abril de 2019 (Sábado)
9h – Início do julgamento morfológico
18h30min – Reunião Regional de Núcleos
21h – Leilão de Cavalos Crioulos
14 de abril de 2019 (Domingo)
9h – Continuação do julgamento morfológico
Fotos: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação
Texto: Rejane Costa/AgroEffective
Mais informações sobre a ABCCC
Jornal Campo Aberto com informações de assessoria

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Expolondrina recebe Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo

error: Conteúdo protegido!