Agropecuária é alvo de impasse entre EUA e Brasil

Boa vontade os dois governos têm demonstrado. No entanto, Donald Trump e Jair Bolsonaro ainda têm questões pendentes na área da agropecuária dos dois países. Os Estados Unidos querem que o Brasil reavalie a questão da cota de importação de etanol imposta pelo país como medida de proteção e estímulo ao mercado interno.

Nesta terça feira em São Paulo, a Ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lembrou que o Brasil também quer o mesmo em relação ao açúcar exportado aos EUA pelas empresas brasileiras. A ministra explicou que a questão do açúcar é muito importante para o governo, pois há alguns anos as exportações brasileiras para o mercado americano não crescem.

E não se esqueceu de citar que espera a boa vontade do governo dos Estados Unidos no sentido de reabrir o mercado de carne bovina in natura para as exportações brasileiras. O embargo vem desde meados de 2017, quando os norte-americanos detectaram abcessos na carne enviada pelo Brasil.

Mas Tereza Cristina, que viaja aos EUA na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, semana que vem, explicou que o Brasil já cumpriu todas as exigências feitas pelos americanos em relação à qualidade do produto e agora está pronto para dar início às exportações ou mesmo para receber uma missão americana que ateste o cumprimento das exigências.

Brasil e Estados Unidos também buscam a abertura do mercado brasileiro para a exportação de carne suína, o que depende de negociações fitossanitárias.

Fonte: Portal DBO

Foto: ABCB Senepol

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Agropecuária é alvo de impasse entre EUA e Brasil

error: Conteúdo protegido!