87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis

Uma indústria sustentável, além de ser ambientalmente correta, é também um ponto positivo para a competitividade da instituição. Esse segundo benefício é comprovado pela pesquisa realizada pela Union + Webster que aponta que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. 70% dos entrevistados também afirmaram que não se importam em pagar um pouco mais por isso. As informações são da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Segundo Augusto Machado, pesquisador no Observatório do Sistema Fiep, a sustentabilidade no meio industrial busca maximizar o desenvolvimento econômico e bem-estar humano, enquanto minimiza impactos negativos sobre o meio ambiente e a sociedade. “Os gestores industriais têm percebido que, para seus negócios perdurarem, é fundamental gerenciar os recursos de toda a sua cadeia produtiva, além de atuar de maneira transparente e responsável, gerando maior competitividade e diferenciação no mercado”, disse ele em nota.

Para traçar o perfil sustentável das indústrias do Paraná, o Sistema Fiep realiza a cada dois anos a Bússola da Sustentabilidade. O estudo consiste no levantamento de dados por meio de um questionário online, que mapeia as áreas da indústria em oito dimensões empresariais: planejamento e gestão de processos; gestão de pessoas; produção; cadeia de suprimentos e distribuição; consumidores; parcerias institucionais; meio ambiente e engajamento local. A próxima edição do estudo estará disponível a partir de 11 de março e até o dia 28 de junho deste ano, pelo site: www.bussoladasustentabilidade.org.br

Segundo Machado, a Bússola da Sustentabilidade proporciona aos gestores uma experiência completa pois, ao mesmo tempo em que participa da pesquisa com o preenchimento do formulário, o site também dá acesso a infográficos, resumos e conteúdos relacionados ao tema. “Temos uma preocupação em apresentar um material que esteja ligado com a realidade da indústria paranaense”, disse o pesquisador, que também é coordenador do projeto.

Ao fim do levantamento, o gestor recebe, de forma gratuita e imediata, o grau de maturidade de sustentabilidade da sua companhia, além de informações, orientações e mecanismos de controle que favorecem o desenvolvimento e competitividade da sua empresa.

 

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis

error: Conteúdo protegido!