Previsão de exportação de soja cai a 70 milhões de toneladas, diz Anec

A projeção de exportação de soja em 2019 foi revista de 73 milhões de toneladas para 70 milhões de toneladas (Foto: Claudio Correia/Jornal Campo Aberto)

 

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) disse ao Broadcast Agro que decidiu rever a sua projeção de exportação de soja em 2019 de 73 milhões de toneladas para 70 milhões de toneladas.

Segundo a Anec, a revisão se deve aos preços atuais da soja e à rentabilidade da operação de exportação da oleaginosa, que não estão tão positivos como no ano passado.

“Em função dos prêmios, do basis hoje pago pela soja, a Anec acredita que, principalmente no segundo semestre, as exportações vão estar mais concentradas no milho e não tão direcionadas para a soja. Os preços da soja hoje e as margens de lucro operacional não estão tão bons como no ano passado”, disse o assistente executivo da Anec, Lucas Brito, ao Broadcast Agro.

“Faz mais sentido, com base nos atuais preços, no basis da soja hoje, ter uma exportação de cerca de 70 milhões de toneladas.” Brito destacou ainda que, com os baixos estoques no Brasil na virada de 2018 para 2019 e uma safra cerca de 5 milhões de toneladas menor do que a obtida em 2017/18, o País não conseguirá repetir as exportações de 2018 que, segundo dados da Anec, atingiram 82,8 milhões de toneladas.

Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural com informações do Estadão Conteúdo.

 

Fonte Globo Rural + Estadão Conteúdo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Previsão de exportação de soja cai a 70 milhões de toneladas, diz Anec

error: Conteúdo protegido!