Setor de franquias de alimentação deve crescer 8% em 2019

A receita do setor de franquias de alimentação no Brasil deve crescer pelo menos 8% em 2019, disse o coordenador do Comitê de Food Service da Associação Brasileira de Franchising (ABF), João Baptista Júnior, à CarneTec.

O segmento de franquias de alimentação é um mercado que tem atraído cada vez mais a atenção dos frigoríficos, muitos dos quais estão ampliando a produção para fornecer para este setor que continuou crescendo mesmo em momentos de crise econômica.

“Todo mundo sente as dificuldades do consumo do varejo em momentos de crise e nós não somos imunes às dificuldades da economia. Mas numa época de crise, há uma busca por investimento em negócios que tenham maior segurança e o sistema de franquias permite isto”, disse Baptista Jr.

O crescimento do setor de franquias nos últimos anos também está vinculado à expansão de novos modelos de negócios, como o aumento das operações de entregas de alimentos (delivery), já que houve uma desaceleração na inauguração de shoppings onde as franquias costumam se instalar nas praças de alimentação.

O faturamento do setor de franquias de alimentação no Brasil cresceu 7,4% nos 12 meses encerrados em setembro de 2018, para R$ 45,2 bilhões, segundo os dados mais atualizados da ABF divulgados ao fim de janeiro.

Segundo Baptista Jr., o desempenho das franquias de alimentação já mostrou melhora em janeiro, indicando aceleração em 2018.

“O Brasil é um mercado com potencial inacreditável de crescimento”, disse ele. “Com o fortalecimento da economia, o Brasil tem muitos mercados para serem explorados. Hoje estamos muito concentrados na Região Sudeste e nas capitais, mas há um Brasil com um potencial imenso de interiorização.”

O crescimento do setor tende a criar mais mercado para os frigoríficos brasileiros, mesmo os de menor porte. “O que ele (o frigorífico) precisa ter é o seu diferencial, Quando você consegue oferecer um diferencial de produtos, todos se beneficiam”, disse Baptista Jr.

Por Anna Flávia Rochas em 21/02/2019

 

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Setor de franquias de alimentação deve crescer 8% em 2019

error: Conteúdo protegido!