Cinco árvores frutíferas que amenizam o calor nas cidades

Nos dias em que o calor não dá trégua, nada melhor do que a sombra de uma árvore para fugir dos raios solares. E a natureza é essencial para refrescar os ambientes urbanos. Luís Bernacci, botânico do Instituto Agronômico (IAC), recomenda que sejam plantadas árvores frutíferas para melhorar o ar das grandes cidades.

As espécies mais indicadas são abacateiro, mangueira, amoreira, goiabeira e bananeira. Como nos centros urbanos é comum a falta de espaço, o plantio precisa ser feito por meio de mudas enxertadas (enxertos são clones de um determinado material que transplantado para outra planta). Simplificando, a planta é o resultado da junção de duas cultivares diferentes, usando a copa de uma e a raiz de outra.

“A copa vai manter as características de qualidade e produtividade do material original, enquanto o cavalo [raiz] costuma oferecer maior resistência à planta. As mudas enxertadas frutificam muito mais rápido do que planta obtida de pés francos, entretanto, é possível obter frutas para consumo doméstico, a partir do plantio destas espécies através de sementes”, explicou Bernacci.

Confira dicas de como plantar cinco espécies que melhoram a sensação abafada nas cidades:

Mangueira
Por ser uma grande árvore, a mangueira Mangifera indica L. necessita de 10 a 12 metros de distância entre as outras. Contudo, pode ser plantada em vasos (assim não cresce tanto). A planta é de clima tropical, adaptando-se melhor a temperaturas quentes, com médias anuais entre 20°C e 29ºC. Quanto aos cuidados, irrigue-a três vezes por semana até as raízes crescerem. Quando as raízes estiverem formadas, só irrigue-a com o solo seco. Caso a tenha plantado no solo, não há necessidade de podas. A muda cresce durante oito anos antes de frutificar, e a época de colheita é de dezembro a março.

Goiabeira
As sementes da variedade Psidium guajava L. devem ser plantadas em um vaso. Após três meses transplante as mudas para o solo, em covas de 40 x 40 x 40 centímetros. Tendo em vista que a árvore não ficará tão grande, podem ser plantadas entre 5-8 m de distância uma das outras. A goiabeira é de clima tropical, com temperatura média anual de 25ºC a 30ºC. Deve-se podá-la no outono (abril-maio) ou primavera (agosto-setembro), para frutificar melhor. Em épocas de chuva o crescimento se intensifica, necessitando irrigação diária nos períodos de calor. Tome cuidado com pragas e insetos, visto que se a goiabeira estiver doente, ela não frutifica. Para evitar a mosca-das-frutas e bichos-de-goiaba, as frutas devem ser ensacadas ainda quando verdes e no início de seu desenvolvimento. A colheita ocorre de janeiro a março.

Amoreira
A espécie Morus nigra L. deve ser plantada em áreas frias e úmidas. Caso não a plante no local definitivo, deve ser transportada ao chegar a 30 cm. A planta cresce em clima subtropical, com temperaturas entre 24 ºC e 28 ºC. Pode a árvore durante o outono (abril-maio). Mantenha o local úmido e não encharque a muda. Quando houver amoras não a irrigue, pois os frutos podem apodrecer. Um ano e meio após a plantação a amoreira começa a frutificar, sendo que de setembro a outubro é a época que mais dá frutos.

Bananeira
A banana Musa × paradisíaca L precisa ser plantada em áreas úmidas. A temperatura do ambiente, se for entre 20 e 29ºC, aumenta a velocidade de seu crescimento. Cuidado para não haver excesso de água, pois apodrece as raízes. Mantenha o local da bananeira sem outras vegetações próximas. Um ano após plantar ela começa a frutificar, e segue dando frutos o ano todo.

Abacateiro
Para a variedade Persea americana Mill., deixe a semente germinando na água até que brote. Quando estiver entre 15 e 17,5 centímetros, realize uma poda, deixando a planta com 7 cm. Depois, coloque-a em um vaso com pedras no fundo, fibra de coco no meio e terra por cima e tenha cuidado: broto precisa ficar para fora do solo. Entre 10 e 18 meses após ser plantado no vaso, com cerca de 40 a 50 centímetros, o abacateiro pode ser transplantado para o local definitivo, com solo rico em matéria orgânico – que pode ser adubado com esterco curral (até 20 litros) ou de aves (até 4 litros). O espaçamento de um para outro deve ser de 10 m x 10 m e as covas devem ter 40 x 40 x 40 cm.

O abacateiro prefere clima quente, preferível que seja com temperaturas médias anuais entre 15,6 e 29,4°C e chuvas de cerca de 1200 mm anuais. Para cuidar da planta, regue-a todos os dias, mas cuidado para não encharcá-la. Fertilize o solo duas vezes por ano, com fertilizante 10-10-10. As podas devem ser feitas, quando necessário, para o abacateiro ser arejado. Após crescer, irrigue uma vez por semana, sendo que em épocas frias não há necessidade. O plantio na época das chuvas dispensa irrigação.

Cinco anos após o plantio, os primeiros frutos irão surgir. O abacateiro frutifica de dezembro a março. Para assegurar a polinização e formação dos frutos, é conveniente o plantio intercalado de cultivares de grupos diferentes.

Fonte: Redação Globo Rural

Foto: Giselda Person / TG

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Cinco árvores frutíferas que amenizam o calor nas cidades

error: Conteúdo protegido!