Fundecitrus emite alerta para controle do psilídeo, inseto transmissor do greening

O Alerta Fitossanitário do Fundecitrus, sistema que monitora a presença do psilídeo, inseto transmissor do greening (huanglongbing/HLB), emitiu aviso aos produtores sobre a necessidade de controle conjunto de 21 a 28 de janeiro.

O sistema identificou tendência de aumento da população de psilídeos e presença de brotações em todas as regiões monitoradas: Araraquara, Avaré, Bebedouro, Casa Branca, Frutal, Itapetininga, Limeira, Lins, Novo Horizonte, São José de Rio Preto e Santa Cruz do Rio Pardo.

O sucesso do controle do greening não depende apenas das ações realizadas dentro da propriedade, mas também do manejo regional da doença que consiste em combatê-la em grandes áreas por vários produtores de uma região ao mesmo tempo.

O Alerta Fitossanitário é uma ferramenta de monitoramento desenvolvida pelo Fundecitrus que organiza as informações sobre a população do psilídeo e a presença de brotações nas plantas das propriedades monitoradas. Este serviço permite aos produtores identificar os locais de ocorrência do inseto, o início do aumento populacional e os momentos críticos para o controle conjunto e regional do inseto.

O sistema conta com o apoio das Empresas Amigas do Citricultor Syngenta, Bayer CropScience, FMC, Koppert Biological System, Ihara, UPL e Firmenich.

 

Guia de controle químico para psilídeo, pinta preta e cancro cítrico é atualizado pelo Fundecitrus

O Fundecitrus atualizou o guia que otimiza o controle químico para psilídeo, cancro cítrico e pinta preta. A primeira versão foi publicada em 2016 e atualizada em janeiro de 2019.

O guia traz em uma única publicação as principais medidas para o controle químico adequado do psilídeo, inseto transmissor do greening, e de duas importantes doenças que afetam os pomares de citros e provocam perdas de produtividade – o cancro cítrico e a pinta preta.

Entre as informações presentes no guia estão época de controle, frequência e intervalo entre aplicações dos defensivos, volume de calda, velocidade de aplicação e doses dos diferentes produtos, e recomendações considerando diferentes idades do pomar. Os produtos presentes no guia fazem parte da Lista PIC (Produção Integrada de Citros).

O guia está disponível para download no site do Fundecitrus. Acesse pelo link: https://bit.ly/2QWCRgu

 

Fonte: Fundecitrus

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Fundecitrus emite alerta para controle do psilídeo, inseto transmissor do greening

error: Conteúdo protegido!