Dólar tem leve alta ante real em dia de votação do Brexit e sinais de estímulo da China

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar registrava leve alta ante o real nesta terça-feira, monitorando o comportamento externo da divisa norte-americana na expectativa pela votação do Brexit no Parlamento do Reino Unido e após a China sinalizar medidas de estímulo à economia.

Às 10:22, o dólar avançava 0,32 por cento, a 3,7111 reais na venda, depois de terminar a sessão anterior em queda de 0,41 por cento, a 3,6991 reais. O dólar futuro operava com alta de 0,30 por cento.

“Hoje o foco total estará na votação do Brexit pelo Parlamento britânico, com grande possibilidade de ser rejeitado”, disse a corretora ModalMais.

“(Uma rejeição) obrigaria o governo a mostrar um plano B dentro de três sessões. O que poderia provocar novo plebiscito e ainda um voto de desconfiança para Theresa May, primeira-ministra. Ou seja, poderemos ter grande alvoroço”, completou.

A votação do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia pelo Parlamento britânico está prevista para ter início as 17 horas (horário de Brasília) e há a perspectiva de que a proposta costurada pela primeira-ministra Theresa Mey seja derrubada.

Os investidores esperam pela votação, entretanto, digerindo a sinalização da China de mais medidas de estímulo para amparar a sua economia em meio ao risco de uma desaceleração mais acentiada após ter entrado numa disputa comercial com os Estados Unidos.

Em comunicado, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma disse que a China buscará alcançar “um bom início” de primeiro trimestre.

No entanto, o euro caía ante o dólar após dados mostrando que a economia da Alemanha desacelerou em 2018, em meio aos temores de desaceleração econômica também na Europa. A libra também recuava ante a moeda norte-americana com as preocupações sobre o Brexit.

O dólar subia ante a cesta de moedas e tinha pequenas altas contra divisas de emergentes, como o peso chileno.

Do lado doméstico, os investidores ainda mantinham o otimismo com o novo governo, com as atenções voltadas nesta terça-feira para nova reunião ministerial e para qualquer novidades sobre a futura proposta de reforma da Previdência.

O Banco Central realiza nesta sessão leilão de até 13,4 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares para rolagem do vencimento de dezembro, no total de 13,398 bilhões de dólares.

Se mantiver essa oferta diária e vendê-la até o final do mês, terá feito a rolagem integral.

Por Claudia Violante

 

Fonte: Reuters

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Dólar tem leve alta ante real em dia de votação do Brexit e sinais de estímulo da China

error: Conteúdo protegido!