Colmeia Viva® inicia treinamentos na aplicação aérea de defensivos agrícolas

Últimas notícias

Tiveram início no último dia 11 de setembro, as iniciativas para divulgação de boas práticas aos aplicadores de defensivos agrícolas. A ação já é parte do termo de cooperação assinado pelo Colmeia Viva® em parceria com o Sindag, durante o Congresso de Aviação Agrícola, realizado em agosto, para implantar um plano nacional via plataforma digital que possibilite o diálogo para uma relação mais produtiva Agricultura-Apicultura.

Trata-se de uma das ações do Colmeia Viva® para um plano nacional de prevenção da mortalidade de abelhas e mitigação de incidentes, baseado na disseminação de boas práticas de uso de defensivos e na formalização do pasto apícola entre agricultores e apicultores.

O primeiro treinamento ocorreu em Casa Branca, no interior de São Paulo, seguido de Alegrete, no Rio Grande do Sul, no dia 13 de setembro, reunindo, ao todo, 28 pessoas de 11 empresas de aplicação aérea, incluindo um piloto de usina.

Ao realizar os treinamentos, Daniel Espanholeto, especialista em uso correto e seguro do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), enfatizou a importância da realização do download do Colmeia Viva® App e da divulgação e incentivo para que o aplicativo seja baixado, considerando facilitar o diálogo entre agricultores e criadores de abelhas. “Com o Colmeia Viva® App agricultores podem identificar as áreas de sobreposição de atividades agrícolas e apícolas e avisar quando vão ocorrer as pulverizações. Criadores de abelhas podem receber os comunicados de aplicações e saber quais medidas de proteção devem tomar. O desafio agora é justamente contar que existe esse ambiente digital de diálogo entre agricultores, criadores de abelhas e apicultores, para que baixem o aplicativo, já disponível gratuitamente nas lojas”, explicou.

Os treinamentos, que podem ser realizados preventivamente ou na mitigação, após a constatação de incidentes com abelhas, estão baseados no Manual de Boas Práticas Agricultura-Apicultura, com mais de 70 práticas agrícolas e apícolas, que inclui técnicas amigáveis às abelhas, incentivo de visitação de abelhas nas culturas agrícolas, localização segura para a instalação de apiários, medidas de proteção dos apiários, manejo apícola e fontes de alimentação e comunicação entre apicultores e criadores de abelhas. O Manual está disponível no site do Colmeia Viva® em http://projetocolmeiaviva.org.br/BoasPraticas.pdf .

Além dos treinamentos em campo agendados em quatro estados, treinamentos à distância e o aplicativo, o termo de cooperação permite também que os aplicadores de defensivos agrícolas contem com o Colmeia Viva® – Assistência Técnica 0800 771 8000, outra iniciativa do movimento, que é uma linha direta que esclarece dúvidas e compartilha boas práticas para prevenção e mitigação da mortalidade de abelhas e que atende agricultores, criadores de abelhas, aplicadores de defensivos, distribuidores, revendedores e equipe de vendas das empresas signatárias.

Plano Nacional de Boas Práticas

Durante o treinamento, Espanholeto lembrou que o Colmeia Viva® Plano Nacional de Boas Práticas é originado no entendimento dos fatores que contribuem com a mortalidade de abelhas, levantados na iniciativa de pesquisa MAP (Mapeamento de Abelhas Participativo) realizada entre 2015 e 2018, com a participação da Unesp e UFSCar. O resultado completo pode ser acessado em http://projetocolmeiaviva.org.br/wp-content/uploads/2018/07/Relatorio_MAP_final_baixa.pdf

Sobre o Colmeia Viva®

O Colmeia Viva® é uma realização do setor de defensivos agrícolas sob a governança do Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) que tem por objetivo incentivar o diálogo entre agricultores e criadores de abelhas para encontrar caminhos para uma relação que valorize: a proteção racional dos cultivos; o serviço de polinização realizado por abelhas; a proteção das abelhas e do meio ambiente e o respeito à apicultura. A missão é promover o uso correto de defensivos agrícolas na agricultura brasileira para proteger os cultivos e contribuir no direito básico de alimentação das pessoas, respeitando a apicultura, protegendo as abelhas e o meio ambiente. Em 2017, empresas do setor de defensivos agrícolas assinaram um compromisso público com metas até 2020. Mais informações sobre o Colmeia Viva® suas bandeiras de prioridades, metas, princípios e iniciativas estão disponíveis em www.colmeiaviva.com.br.
Jornal Campo Aberto com informações de assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *