Fundecitrus seleciona agrônomo ou biólogo para atuar em projeto sobre greening com bolsa de treinamento técnico Fapesp

Bolsa de TT3 em Agronomia

Quantidade de vagas: 01 (uma)

Área de conhecimento/Atuação: Agronomia/Biologia

Unidade/Instituição: Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, Fundo de Defesa da Citricultura – Fundecitrus (Av. Dr. Adhemar Pereira de Barros, 201 – Araraquara, São Paulo, Brasil)

Resumo

Oportunidade para Treinamento Técnico nível III com Bolsa FAPESP está disponível no âmbito do Projeto Temático “Medidas para a redução das infecções primárias no manejo integrado do huanglongbing no cinturão citrícola de São Paulo: viabilidade técnica e econômica” (Processo FAPESP n. 2017/21460-0), sob a coordenação do Prof. Dr. Renato Beozzo Bassanezi.

O objetivo do estudo é avaliar a viabilidade técnica e econômica de medidas disponíveis ao citricultor e que podem ser integradas para a redução das infecções primárias da doença huanglongbing dos citros. Fora do pomar serão avaliadas medidas aplicadas diretamente no controle da fonte primária de inóculo. Na faixa de borda do pomar, até os primeiros 200 m a partir da divisa da propriedade, região de maior concentração do psilídeo migrante portador da bactéria oriundo de áreas vizinhas, serão avaliadas medidas para impedir que a dispersão primária alcance o interior do pomar e prevenir a inoculação primária da bactéria pelo psilídeo, impedindo o acesso do vetor à planta ou sua alimentação na planta.

O candidato irá realizar suas atividades junto ao grupo de pesquisa do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), Araraquara/SP, sob a supervisão do Prof. Dr. Renato Beozzo Bassanezi.

A bolsa terá duração de 6 meses, prorrogáveis por mais 12 meses, a depender do desempenho do bolsista, o qual será avaliado ao final dos 6 meses de acordo com as normas da FAPESP. O candidato selecionado receberá Bolsa de Treinamento Técnico III (TT-3) da FAPESP no valor de R$ 1.228,40 mensais.

Atividades específicas para o candidato

O bolsista irá desenvolver atividades de condução de experimentos de campo, casa-de-vegetação e laboratório em que diversas práticas de manejo dos citros serão relacionadas ao controle do huanglongbing e de seu vetor. As atividades incluem monitoramento de vetor, leitura de armadilhas adesivas, inspeção de plantas doentes, acompanhamento da dinâmica de brotação de plantas, medição de crescimento de plantas e de produção de frutos, análises físico-químicas de frutos, entre outras, além da organização de bancos de dados.

Requisitos para o candidato

  1. Graduação em Agronomia ou Biologia sem reprovações no seu histórico escolar;
  2. Não ter vínculo empregatício e se dedicar 40 h por semana ao projeto;
  • Conhecimento e habilidade prática em softwares computacionais para edição de textos e planilha de dados;
  1. Carteira Nacional de Habilitação categoria B, pois o plano de trabalho implica em disponibilidade para viagens constantes a campo;
  2. Capacidade de trabalhar em equipe, ter independência e pró-atividade para desenvolver o trabalho e ser comunicativo;
  3. Disponibilidade para iniciar o Treinamento Técnico-III assim que o Termo de Outorgada da FAPESP for assinado.

Os demais requisitos e obrigações necessários para a candidatura exigidos pela FAPESP poderão ser consultados em http://www.fapesp.br/bolsas/tt.

Processo seletivo

Avaliação do perfil dos candidatos através da análise dos documentos enviados (fase eliminatória) e entrevistas por vídeo conferência. O resultado será divulgado por e-mail e/ou telefone ao final do processo seletivo.

Inscrição

As inscrições devem ser feitas até as 23 h do dia 05 de março de 2021.

As inscrições serão recebidas exclusivamente por e-mail, com documentos anexos em formato PDF, para Dr. Renato Beozzo Bassanezi (renato.bassanezi@fundecitrus.com.br), pesquisador responsável pelo projeto, como assunto “Posição de Treinamento Técnico nível III”. Os documentos necessários serão:

  • Curriculum Vitae;
  • Cópia do certificado de graduação;
  • Cópia do histórico escolar completo;
  • Carta explicando o interesse pela posição e as qualificações para participar do projeto.

Início previsto: 01 de maio de 2021 (assim que o Termo de Outorgada da FAPESP for assinado)

Fonte: Fundecitrus

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Fundecitrus seleciona agrônomo ou biólogo para atuar em projeto sobre greening com bolsa de treinamento técnico Fapesp

error: Conteúdo protegido!