Trouw Nutrition destaca programa de desmama precoce para ganhos na produtividade do rebanho no SIMCORTE (MG)

“Desmama precoce e suplementação visando aumentos na produtividade” é a palestra de Josiane Lage, Especialista em Desenvolvimento de Produtos da Trouw Nutrition, no Simpósio Internacional de Produção de Gado de Corte (SIMCORTE), no dia 1º de junho de 2018, às 10h20, na Universidade Federal de Viçosa (MG). Josiane destacará os benefícios e os desafios da desmana precoce em bezerros de corte, técnica que objetiva aumentar a fertilidade do rebanho.

Josiane explica que com a remoção do bezerro, a vaca para de produzir leite, destinando a energia gasta na lactação para a performance reprodutiva, assegurando ganhos na produtividade. “No entanto, desmamar um bezerro precoce sem que ele já esteja consumindo ração adequada ao seu crescimento, pode provocar estresse e deficiências nutricionais, com consequente perda de peso corporal, prejudicando o seu desempenho nas fases seguintes”, afirma a especialista da Trouw Nutrition.

Para contribuir com o bom desenvolvimento dos bezerros nessa fase da vida, a Trouw Nutrition trouxe para o Brasil, um programa nutricional voltado à Desmana Precoce de bezerros de corte, que visa o fornecimento de concentrado a partir dos 20 dias de vida do bezerro, assegurando o seu desenvolvimento.

Os produtos da Bellman foram desenvolvidos com alta concentração de nutrientes e permitem fazer um correto cronograma de suplementação alimentar para cada fase do animal. “Na Desmama Precoce, indicamos o uso de BellPeso Baby Start, seguido pelo BellPeso Baby Tech e depois o BellPeso Baby Up. Cada um deles foi desenvolvido para fornecer os nutrientes adequados para o ideal crescimento dos bezerros. Assim, quando forem desmamados precocemente, os bezerros podem, mesmo sem o leite da vaca, continuar crescendo sem acarretar prejuízos para o criador”, explica Josiane Lage.

A especialista da Trouw Nutrition destaca que esse protocolo proporciona uma série de vantagens, incluindo:

  • Melhoria dos índices reprodutivos geral da propriedade
  • Melhorar os índices reprodutivos de primíparas ou de lotes com prenhez abaixo de 60%
  • Melhoria do escore de condição corporal das vacas
  • Aumento da taxa de lotação do pasto devido à redução no consumo das vacas
  • Possibilidade de abater as vacas de descarte antes do período da seca
  • Melhoria do peso do bezerro, em função da estratégia nutricional adotada antes e após a desmama precoce

O SIMCORTE acontecerá entre os dias 31 de maio e 2 de junho de 2018, no Centro de Vivência do Campus, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.

 

Jornal Campo Aberto com informações de assessoria

Deixe uma resposta