Frango com ora-pro-nobis

Se você tá procurando comida com sabor de roça… pra mim não tem nada melhor até hoje que um franguinho desses!

Ingredientes:

1 frango caipira de +- 2kg, cortado

1 cebola grande

2 tomates maduros

2 dentes de alho

1 lata de tomate pelado

1 ramo de orégano fresco

3 folhas de louro

1/2 pimenta dedo-de-moça, picada sem sementes

40 folhas de ora-pro-nóbis (porque o tamanho do maço varia muito)

100g de banha de porco

2 colheres sopa de salsinha e cebolinha picadas

1 limão

1 colher sopa de vinagre

Sal

 

Serve 4 pessoas

 

Modo de preparo:

Aqueça uma panela bem espaçosa com a banha, que na verdade vira gordura, e frite o seu frango por 5 minutos para deixá-lo bem douradinho. Retire, reserve e, na mesma gordura, doure a cebola, o alho, acrescente os tomates e a pimenta e deixe ferver por mais 5 minutos. Volte com o frango para lá, mexa tudo muito bem e acrescente a lata de tomate pelado, o orégano, o louro e mais 500ml de água bem quente. Tampe a panela e bota pra ferver!

 

Enquanto isso, você pode ir separando e lavando as suas folhas de ora-pro-nóbis. Há quem deixe de molho no limão também, teoricamente para tirar a baba, mas não foi o meu caso.

 

O frango caipira leva um tempinho a mais para cozinhar do que o frango normal, mas você vai saber que está pronto quando a carne começar a soltar do osso com facilidade, mas ainda sem desmanchar. Essa é a hora de acrescentar a salsinha e cebolinha, dar a mexida final e ajustar o sal. Depois, acrescente por cima as folhas de ora-pro-nóbis. Afunde-as com uma colher comprida, com cuidado. Se você mexer demais, essa folha solta uma baba que não fica legal. Então só afunde de levinho, e deixe a panela tampada descansando por uns 10 minutos antes de servir.

 

Para acompanhar, nada melhor que um angu com fubá e um feijãozinho caipira. Eita nóis! Bom apetite!

Deixe uma resposta